Volta às aulas na PUCRS será ancorado em modelo consciente, seguro e flexível

sexta-feira, 29 de janeiro | 2021

Para o primeiro semestre de 2021, mantendo como prioridade a saúde e a segurança da comunidade acadêmica, o principal objetivo da PUCRS é assegurar a continuidade e a qualidade da aprendizagem da graduação à pós-graduação. A Universidade se preparou para ofertar um modelo de aulas flexível e consciente, conforme as necessidades específicas de cada nível de ensino e área do saber, respeitando as recomendações e os protocolos de biossegurança vigentes nos decretos do Município e Estado.

A principal novidade em relação aos semestres anteriores está na ampliação da oferta de atividades teórico-práticas presenciais, conforme as características de cada disciplina/curso e nível de ensino, somada ao consolidado modelo de ensino remoto que permanentemente passa por qualificação. Além disso, a Universidade irá oferecer um conjunto maior de serviços, laboratórios e espaços no Campus com uso optativo pelos estudantes.  A infraestrutura de excelência da PUCRS está preparada para acolher a Comunidade Universitária, seguindo protocolos rigorosos de segurança conforme previsto no Plano Institucional de prevenção e combate à Covid-19.

Segundo o reitor, Irmão Evilázio Teixeira, o modelo ancorado nas premissas de segurança, flexibilidade e compromisso integral com a saúde foi desenvolvido a partir de um complexo e cuidadoso mapeamento que leva em consideração diferentes situações individuais e coletivas. “Um terço dos nossos docentes pertence ao grupo de risco, assim como temos estudantes que também o são ou convivem com familiares mais vulneráveis à doença. Da mesma forma, em nossa comunidade acadêmica temos pessoas que gostariam de usufruir do Campus porque em suas casas não contam com uma estrutura confortável para se dedicar e concentrar nos estudos. Some a isso tudo uma atuação cuidadosa e pautada no respeito às decisões do poder público. Frente às leituras de contexto, propomos um modelo que prioriza a qualidade da aprendizagem, mas que é pautado no senso de bem comum, evocando ainda mais a compreensão de coletividade e do que é ser cidadão. Queremos que nosso estudante tenha em mente que para encarar de frente todas essas transformações nós temos optado por incorporar em tudo que fazemos a aprendizagem diária, a adaptabilidade e a cultura do cuidado”, conta.

O objetivo do modelo flexível é assegurar a diversidade de experiências necessárias para formação integral dos estudantes, conforme as expectativas e necessidades de cada área. A Universidade reitera que a oferta ampliada de atividades presenciais só será possível se houver condições sanitárias na Capital e se os decretos assim permitirem.

Conheça os detalhes por nível de ensino

Mais recentes