Estruturas de orientação

As orientações de Mestrado e Doutorado são conduzidas pelos orientadores no contexto das diversas estruturas de pesquisa (laboratórios, grupos e núcleos) listadas a seguir. Informações mais detalhadas sobre tópicos de pesquisa e orientadores estão disponíveis nas páginas das respectivas estruturas acessíveis através das abas acima.

  • AIR – Artificial Intelligence Research
  • CONSEG – Grupo de Confiabilidade e Segurança de Sistemas.
  • DDC – Dependable Distributed Computing
  • GAPH – The Hardware Design Support Group
  • GGRV – Grupo de Gerência de Recursos e Virtualização
  • GMAP – Grupo de Modelagem de Aplicações Paralelas
  • GRIN – Grupo de Pesquisa em Redes, Infraestrutura e Computação em Nuvem
  • GSE – Grupo de Sistemas Embarcados
  • LABIO – Lab. de Bioinformática, Modelagem e Simulação de Biossistemas
  • MIR – Núcleo de Pesquisa em Inteligência de Máquina e Robótica
  • MuNDDoS – Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software
  • PEG – Performance Evaluation Group
  • PLN – Laboratório de Processamento da Linguagem Natural
  • PVI – Núcleo de Processamento Visual e Interação
  • SMART – Sistemas Multiagentes, Robótica e Tecnologias Semânticas

AIR – ARTIFICIAL INTELLIGENCE RESEARCH

Logo-AI_2-300x225

O Núcleo de Inteligência Artificial atua em pesquisa teórica e aplicada nos diversos ramos da IA. Desenvolvemos pesquisa, por exemplo, na área de Sistemas Multiagentes com foco em planejamento e argumentação, além de abordagens para programação e verificação. Na área de linguagem natural, atuamos nas áreas de extração de informação, sistemas de diálogos e análise de sentimentos, entre outras. Na área de representação do conhecimento, desenvolvemos pesquisa com aprendizado, visualização e alinhamento de ontologias. Essas e outras técnicas de IA, tais como aprendizado de máquina e raciocínio automático, são aplicadas por exemplo à internet das coisas, robótica e web semântica. Temos interesse nos domínios de medicina e saúde, geologia, segurança e resgate em situações de desastre. O grupo possui colaboração internacional com França, Portugal, Itália e Inglaterra. Contamos também com a colaboração de pesquisadores das áreas de linguística, filosofia, e medicina, e queremos fortalecer ainda mais o diálogo transdisciplinar para o desenvolvimento da IA.

Professor Orientador da Estrutura:
Renata Vieira renata.vieira@pucrs.br   Curriculo Lattes Citações em Google Acadêmico
Rafael Heitor Bordini rafael.bordini@pucrs.br Curriculo Lattes Citações em Google Acadêmico
Para acessar a página da estrutura, clique aqui.

CONSEG – GRUPO DE CONFIABILIDADE E SEGURANÇA DE SISTEMAS

para-site-300x201

Este grupo de pesquisa tem como objetivos a formação de alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Confiabilidade e Segurança de Sistemas através do estudo de Tolerância a Falhas, Mecanismos para Tolerância a Falhas, Injeção de Falhas, Detecção de Falhas, Modelagem de Sistemas Confiáveis, Criptografia, Protocolos de Segurança, Esteganografia e Forense Digital.

Professor Orientador da Estrutura:
Avelino Francisco Zorzo avelino.zorzo@pucrs.br   Curriculo Lattes      Citações em Google Acadêmico

DDC – DEPENDABLE DISTRIBUTED COMPUTING

para-site-300x201

Os objetos de pesquisa do DDC incluem: sistemas distribuídos de alto desempenho e disponibilidade; algoritmos distribuídos; ambientes assíncronos; tolerância a falhas; replicação; modelos de consistência; técnicas de durabilidade, recuperação e reconfiguração; técnicas de programação para alto desempenho e confiabilidade. O grupo emprega metodologias como prototipação, simulação, especificação formal e análise para avaliação de algoritmos distribuídos de coordenação úteis em vários ambientes como:  computação em nuvem (Google-Datastore e Microsoft-Azure-Tables); sistemas de gerenciamento de dados (Cassandra, Amazon-DynamoDB, Facebook-RocksDB, Oracle-NoSQL-Database); mecanismos de sincronização (Google-File-System, MapReduce, Google-DNS, Apache-ZooKeeper); comunicação confiável de alto desempenho (Paxos, Zab, Raft); entre outros.

Professor Orientador da Estrutura:

 

Fernando Luís Dotti fernando.dotti@pucrs.br   Curriculo Lattes Citações em Google Acadêmico

GAPH – THE HARDWARE DESIGN SUPPORT GROUP

para-site-300x201

O GAPH tem como objetivo geral a pesquisa e o desenvolvimento de métodos e ferramentas para o projeto, prototipação, implementação e validação de sistemas digitais integrados, bem como a construção de tais sistemas mediante emprego dos métodos e ferramentas que propõe. Do ponto de vista arquitetural, a pesquisa do grupo abarca sistemas multiprocessados integrados, com foco tanto na infraestrutura habilitadora de sua construção (redes de interconexão intrachip e processadores) como na construção e avaliação de estudos de caso de tais sistemas. Do ponto de vista de projeto de circuitos, o grupo pesquisa temas como técnicas alternativas de projeto (e.g. para circuitos assíncronos e GALS), o teste de tais circuitos, e a construção de bibliotecas de células para dar suporte ao projeto semi-dedicado destes circuitos. As áreas de aplicação alvo abordadas pela pesquisa do grupo incluem circuitos para: telecomunicações, redes de sensores, aplicações médicas e a Internet das coisas, entre outras.

Professores Orientadores da Estrutura:
Alexandre de Morais Amory alexandre.amory@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico
César Augusto Missio Marcon cesar.marcon@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico
Fernando Gehm Moraes fernando.moraes@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico
Ney Laert Vilar Calazans ney.calazans@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico

GGRV – GRUPO DE GERÊNCIA DE RECURSOS E VIRTUALIZAÇÃO

para-site-300x201

Desenvolvimento de pesquisa e ensino nas áreas de gerencia de recursos e virtualização aplicadas as áreas de arquiteturas paralelas e distribuídas, redes de computadores e sistemas operacionais. As pesquisas do grupo são dedicadas ao estudo de técnicas e metodologias de gerência de recursos e virtualização aplicadas no desenvolvimento de soluções para problemas das áreas de arquiteturas paralelas e distribuídas, redes de computadores e sistemas operacionais. O grupo apresenta atualmente duas linhas principais de pesquisa: (a) utilização e aprimoramento de técnicas de virtualização em ambientes corporativos e (b) aprimoramento da gerência de recursos em máquinas agregadas (clusters) e nuvens computacionais (cloud).

Professor Orientador da Estrutura:
César Augusto F. De Rose  cesar.derose@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico

GMAP – GRUPO DE MODELAGEM DE APLICAÇÕES PARALELAS

GMAP

O GMAP desenvolve pesquisas visando a construção de abstrações de paralelismo de alto nível, eficiência energética para computação de alto desempenho e modelagem de aplicações científicas interdisciplinares para ambientes com alto poder computacional.  Algumas das principais áreas de interesse incluem: construção de compiladores e linguagens específicas de domínio (DSL); escalonamento para eficiência energética em ambientes distribuídos; computação em nuvem e autônoma para alto desempenho; e desenvolvimento de algoritmos paralelos estruturados (design patterns e algorithmic skeletons). O grupo possui cooperações acadêmicas tanto nacionais quanto internacionais, oferecendo possibilidade de intercâmbio para estudantes com universidades da Itália e da França.

Professor Orientador da Estrutura:
Luiz Gustavo Leão Fernandes luiz.fernandes@pucrs.br   Curriculo Lattes  Citações em Google Acadêmico
Para acessar a página da estrutura, clique aqui.

GRIN – GRUPO DE PESQUISA EM REDES, INFRAESTRUTURA E COMPUTAÇÃO EM NUVEM

para-site-300x201

O GRIN (Grupo de Pesquisa em Redes, Infraestrutura e Computação em Nuvem) desenvolve pesquisas em infraestrutura de TI, com ênfase em redes de computadores, virtualização e computação em nuvem. Algumas das principais áreas de interesse do grupo incluem: gerência de redes e infraestrutura de TI, consolidação de servidores, estratégias para eficiência energética, redes definidas por software (SDN), virtualização de funções de rede (NFV), escalonamento de máquinas virtuais, automação no provisionamento de infraestrutura, computação em nuvem móvel, avaliação de mecanismos de virtualização e segurança em redes de computadores.

Professor Orientador da Estrutura:
Tiago Coelho Ferreto tiago.ferreto@pucrs.br   Curriculo Lattes Citações em Google Acadêmico

GSE – GRUPO DE SISTEMAS EMBARCADOS

GSE-300x118

O GSE pesquisa e desenvolve sistemas inovadores de hardware/software aplicados a Smart Cities, IoT e eHealth. Atua principalmente nas áreas de Real Time Embedded Systems;  Network-on-Chip, MPSoC, Wireless Sensor Network, Embedded Operating Systems, Middleware e  Virtualization, possuindo forte ligação com a indústria, propiciando um conhecimento  diferenciado através da interação com profissionais de áreas fins. O GSE possui cooperações acadêmicas nacionais e com universidades do Canadá, França, Espanha e Austrália permitindo aos alunos a troca de experiências com outros pesquisadores. O GSE é parte integrante do Smart City Innovation Center.

Professores Orientadores da Estrutura:
César Augusto Missio Marcon cesar.marcon@pucrs.br Curriculo Lattes Citações em Google Acadêmico
Fabiano Passuelo Hessel fabiano.hessel@pucrs.br Curriculo Lattes Citações em Google Acadêmico

LABIO –  LABORATÓRIO DE BIOINFORMÁTICA, MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE BIOSSISTEMAS

para-site-300x201

O LABIO realiza pesquisas em bioinformática estrutural, biofísica molecular computacional e farminformática, com foco na relação entre sequência, estrutura, dinâmica e função de macromoléculas biológicas, como proteínas e seus complexos. Desenvolve-se e aplica-se metodologias computacionais para investigar essas relações. Atua-se, mas não de forma limitada, nos seguintes temas: estrutura e dinâmica de proteínas, predição da estrutura tridimensional de proteínas, interações proteínas (receptores)-ligantes, simulação por docagem molecular, simulação pela dinâmica molecular, planejamento de candidatos a fármacos assistido por computador e docagem molecular de receptores totalmente flexíveis (FFR Model) com ligantes.

Professor Orientador da Estrutura:
Osmar Norberto de Souza osmar.norberto@pucrs.br Curriculo Lattes Citações em Google Acadêmico

MIR – NÚCLEO DE PESQUISA EM INTELIGÊNCIA DE MÁQUINA E ROBÓTICA

MIR-300x234

O Núcleo de Pesquisa em Inteligência de Máquina e Robótica (Machine Intelligence and Robotics – MIR) investiga técnicas, algoritmos e ferramentas nas áreas de Aprendizado de Máquina, Mineração de Dados, Inteligência Artificial Centralizada e Distribuída (Agentes), Robótica, Computação Autônoma e tópicos correlatos. A pesquisa realizada tem caráter tanto acadêmico quanto aplicado, e os seus pesquisadores lideram projetos de pesquisa fomentados por agências governamentais e em parceria com empresas líderes de Tecnologia da Informação. A produção intelectual do Núcleo inclui não apenas publicações em veículos de prestígio e alto impacto como também propriedade intelectual (patentes) e inovações tecnológicas. Seus pesquisadores contam com um ampla rede de colaboradores nacionais e internacionais, incluindo Carnegie Mellon University, University of Newcastle, King’s College London, University of Aberdeen, Universidade do Porto e Università di Trento. Os laboratórios vinculados ao Núcleo possuem computadores e equipamentos robóticos de última geração.

Professores Orientadores da Estrutura:
Alexandre de Morais Amory alexandre.amory@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico
Duncan Dubugras Alcoba Ruiz duncan.ruiz@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico
Felipe Rech Meneguzzi felipe.meneguzzi@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico
Rodrigo Coelho Barros rodrigo.barros@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico

MUNDDOS – GRUPO DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

para-site-300x201

Fundado em 2002, o grupo MuNDDoS iniciou suas atividades para responder à demanda de empresas sobre a distribuição de seus processos de desenvolvimento de software ao redor do mundo. Com o tempo, o grupo ampliou seus tópicos de investigação para temas tais como metodologias ágeis, engenharia de requisitos, crowdsourcing, engenharia de software experimental, educação em Engenharia de Software. O grupo mantém seu caráter inovador de realizar pesquisa aplicada em parceria com a indústria e neste contexto atua em parcerias com instituições nacionais e internacionais em diversos projetos de P&D.

Professores Orientadores da Estrutura:
Sabrina dos Santos Marczak sabrina.marczak@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico
Rafael Prikladnicki rafael.prikladnicki@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico

PEG – PERFORMANCE EVALUATION GROUP

LOGO_PEG-300x225

O objetivo do grupo é estimular e promover pesquisa científica em avaliação de desempenho, contribuindo para a difusão do formalismo de Redes de Autômatos Estocásticos (SAN) e outros formalismos estruturados como ferramenta efetiva de modelagem estocástica. Estes formalismos podem ser aplicados a diferentes áreas como engenharia de software, confiabilidade, programação paralela e concorrente, linhas de produção e os mais diversos ramos do conhecimento como previsão de séries temporais aplicadas. Por exemplo, o grupo possui além das aplicações citadas trabalhos aplicados em Geologia, Teste de Software e Processamento de Linguagem Natural.

Professor Orientador da Estrutura:
Paulo Henrique Lemelle Fernandes paulo.fernandes@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico

PLN – LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM NATURAL

PLN

No Laboratório de PLN investiga-se questões relacionadas à extração de informação de bases textuais não estruturadas, tais como documentos, notícias, trabalhos acadêmicos e científicos, blogs, e mídias sociais. Em especial, lida-se  com problemas de reconhecimento de entidades, relacionamento entre entidades, correferência nominal, extração de conceitos, geração de estruturas conceituais e mineração de opiniões. Tem-se interesse no tratamento semântico da informação, na construção automática e manual de ontologias, bem como no emprego de ontologias em diversas áreas da computação, tais como internet das coisas, ambientes inteligentes, informática na saúde, sistemas multiagentes, engenharia de software, etc.

Professora Orientadora da Estrutura:
Renata Vieira renata.vieira@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico

PVI – NÚCLEO DE PROCESSAMENTO VISUAL E INTERAÇÃO

PVI-300x169

O Núcleo de pesquisa em Processamento Visual e Interação (PVI) é composto por 5 professores permanentes e 36 pesquisadores entre alunos e bolsistas de Pós-doutorado, atuando nas áreas de Computação Gráfica, Interação Humano-Computador, Visão Computacional, Visualização e Realidade Virtual e Aumentada. O Núcleo desenvolve projetos de pesquisa em parceria com empresas privadas e órgãos governamentais, tratando de temas como Visualização de Informações extraídas de Redes Sociais, Adaptação e Autoria de Sistemas por Usuário Final, Simulação e Animação de Humanos Virtuais, Design de Interface e de Interação para Inclusão, Tecnologias Assistivas, Adaptáveis e Inclusivas, aplicações de Visão Computacional e Realidade Virtual. Os professores vinculados ao PVI mantêm colaborações acadêmicas que possibilitam o intercâmbio de alunos com instituições internacionais. Fazem parte do Núcleo o VHLab (Virtual Human Lab), o GRV (Grupo de Realidade Virtual) e o HU-S.ER (Human-System Experience Research Group). O PVI ainda conta com uma sala de visualização usada para projeção estereoscópica.

Professores Orientadores da Estrutura:
Isabel Harb Manssour isabel.manssour@pucrs.br  Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico
Márcio Sarroglia Pinho marcio.pinho@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico
Milene Selbach Silveira milene.silveira@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico
Rafael Prikladnicki rafae.prikladnicki@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico
Soraia Raupp Musse soraia.musse@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico

SMART – SISTEMAS MULTIAGENTES, ROBÓTICA E TECNOLOGIAS SEMÂNTICAS

SMART

O grupo SMART produz pesquisa reconhecida internacionalmente na área de Inteligência Artificial, principalmente por sua atuação nas áreas de sistemas multiagentes e de ontologias para representação de conhecimento específico de domínios. O grupo tem interesse em uma série de técnicas, por exemplo argumentação, planejamento multiagente, reconhecimento de intenções, algoritmos para alocação de tarefas, raciocínio ontológico, espaços conceituais, linguagens de programação multiagentes, semântica formal e verificação de sistemas multiagentes, entre outras. As aplicações de interesse são diversas, incluindo computação assistiva, resgate em situações de desastres, robótica cognitiva, multirrobótica, cidades inteligentes, patrulhamento em áreas de preservação ecológica, e problemas em logística. De forma geral, o grupo pretende empregar as técnicas que desenvolve para a produção de tecnologias inovadoras que contribuam para o bem social e a sustentabilidade do planeta.

Professores Orientadores da Estrutura:
Rafael Heitor Bordini rafael.bordini@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico
Renata Vieira renata.vieira@pucrs.br Currículo Lattes Citações em Google Acadêmico