Administração: Marketing

Apresentação

guia-estudante-administracaoA resolução de problemas é a essência do trabalho de um profissional de negócios. No âmbito comercial e mercadológico das organizações, os desafios são diários e de alto impacto para o desempenho empresarial. É essencial abarcar um conjunto de conhecimentos que permita ao profissional de negócios compreender os mercados, o comportamento do consumidor, a estrutura competitiva, as relações entre fornecedores e compradores, a comunicação e o conteúdo semiótico dos elementos das relações empresa-mercado, entre outros. Com foco na formação desse profissional, a Linha de Formação de Marketing da Escola de Negócios da PUCRS oferece uma estrutura curricular dinâmica, prática e inovadora, onde as disciplinas e seus respectivos conteúdos são complementados em Ambientes Avançados de Aprendizagem, que oportunizam a elaboração de projetos e pesquisas interdisciplinares, atuando com os mais capacitados professores das áreas de negócios e com alunos de mais de 70 cursos da Universidade. O aluno de Marketing também terá a oportunidade de participar de missões internacionais, onde será possível vivenciar práticas de marketing em conceituadas empresas do mundo.

O currículo desta Linha de Formação está estruturado em três eixos: Gestão de Marketing, Comunicação e Marketing Digital e Business, com objetivo desenvolver competências técnicas, mercadológicas e comportamentais, fomentando a capacidade de criação e de inovação em Marketing, como também a autonomia e o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. Tudo isso aliado à excelente infraestrutura que a PUCRS oferece, com seu parque científico e tecnológico, incubadora, aceleradora, espaço coworking e fablabs experimentais, além dos ambientes de pesquisa e inovação da PUCRS, reconhecidos internacionalmente.

Os melhores profissionais de Marketing são formados na Escola de Negócios da melhor Universidade privada do Sul do Brasil.

 

Coordenador do curso

Profa. Ionara Rech

 

Coordenador da linha de formação

Prof. Denis Bohnenberger

Currículos

SEM COD Disciplina CH
1 254DB-04 Administração 60
1 2533Q-04 Contabilidade 60
1 2515G-04 Economia 60
1 4115F-04 Matemática 60
1 2533P-04 Raciocínio Lógico e Analítico 60
2 2335T-02 Comunicação e Persuasão 30
2 2533N-04 Contabilidade Gerencial 60
2 4121C-04 Estatística 60
2 15090-04 Filosofia e Ética Geral 60
2 254DG-02 Inovação e Desenvolvimento 30
2 4110R-04 Matemática Financeira 60
3 2517L-02 Análise de Cenários Econômicos 30
3 254DN-04 Comportamento Organizacional 60
3 2420E-04 Direito Empresarial 60
3 254HX-24 Disciplinas Eletivas 360
3 41291-02 Estatística Aplicada 30
3 254BW-04 Finanças Corporativas de Curto Prazo 60
4 2544X-04 Administração de Pessoas 60
4 254BY-04 Finanças Corporativas de Longo Prazo 60
4 11521-04 Humanismo e Cultura Religiosa 60
4 2515K-02 Introdução Ao Mercado Financeiro e de Capitais 30
4 254GN-02 Produto e Branding 30
5 254DU-04 Administração de Operações e Serviços 60
5 2548T-04 Comportamento do Consumidor 60
5 2517J-02 Metodologia de Pesquisa 30
5 254AF-04 Pesquisa de Mercado 60
5 94106-03 Projeto Integrador I 45
5 2517H-02 Sustentabilidade 30
6 254DX-02 Administração da Informação 30
6 254AD-04 Administração de Materiais e Logística 60
6 254DY-02 Administração de Vendas 30
6 254CF-02 Formação do Empreendedor 30
6 254GF-04 Marketing Digital e Comunicação Integrada 60
6 254GE-02 Varejo e Ponto de Vendas 30
7 254EG-02 Gestão de Projetos 30
7 254AX-02 Marketing de Serviços 30
7 254DV-04 Negócios Digitais 60
7 254AA-02 Orçamento Empresarial 30
7 254EC-02 Pesquisa Operacional 30
7 254GM-02 Políticas de Preços 30
7 94109-03 Projeto Integrador II 120
8 254EU-02 Análise de Dados Avançada 30
8 254HT-00 Atividades Complementares (120 Horas) 120
8 2548P-04 Estratégia Empresarial 60
8 254GJ-02 Gerenciamento do Valor do Cliente 30
8 254HZ-02 Internacionalização de Empresas 30
8 94108-04 Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado 60
8 254PD-02 Processo Decisório 30

Como ingressar

Para iniciar o Curso de Administração – Marketing é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS, edição de verão.

A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.

Informações adicionais

Na Prática Profissional o aluno desenvolve um projeto sobre aspectos da realidade de uma organização, contando com apoio metodológico em sala de aula e com a orientação individual de um professor especialista na área pesquisada.

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, produto final da Prática Profissional, será construído ao longo de dois semestres, nos quais o aluno manterá contato assíduo com a organização pesquisada. O domínio teórico propiciado pela Escola de Negócios, o apoio metodológico das aulas de Prática Profissional, a parceria com o Orientador, e a viabilização do acesso aos dados pela Empresa devem convergir para a elaboração de um TCC consistente.

ARQUIVOS COMUNS DISPONÍVEIS NA ÁREA DO MOODLE

  • Escola de Negócios – Trabalho de Conclusão de Curso
Classificação no Guia de Estudantes Abril      
Tipo de curso bacharelado
Modalidade presencial
Tempo de curso 8 semestres
Vestibular verão
Turno Noite

Vagas 540
Vagas Observações As 540 vagas oferecidas no curso de Administração são compartilhadas entre as diferentes linhas de formação (Administração de Empresas, Inovação e Empreendedorismo; Liderança e Gestão de Pessoas; Marketing; Negócios Internacionais; e Negócios Digitais).

A estrutura da grade de horários adotada pela Universidade define um tempo de duração da hora-aula nos turnos manhã e tarde (50min), diferente do turno da noite (45min), sendo o valor das mensalidades do curso o mesmo, independentemente do turno.