O material mais antigo já encontrado na Terra

Imagine a seguinte situação: uma rocha espacial cai na Terra, na década de 1960, e carrega grãos de poeira formados em estrelas que existiam muito antes do nosso Sistema Solar nascer.
Essa inacreditável e recente descoberta aconteceu quando cientistas analisavam um meteorito que carregava grãos pré-solares, datados de cerca de 7,5 bilhões de anos atrás. É ainda mais surpreendente quando lembramos que o Sol tem 4,6 bilhões de anos e a Terra, 4,5 bilhões.
A descoberta foi descrita na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. De acordo com Philipp Heck, principal autor do estudo, o material encontrado são “amostras sólidas de estrelas, poeira estelar real”.
Como dizia o físico Carl Sagan, somos “material das estrelas”. De fato, os elementos químicos originados no big-bang ou em posteriores colapsos estelares são a matéria-prima de uma maravilhosa fábrica chamada universo. Eles são ingredientes que compõe tudo o que conhecemos e podemos observar. Inclusive você, em toda sua natureza complexa e única.
Visite a exposição Matéria e Energia, localizada no 3º pavimento do Museu, para interagir com os elementos químicos da tabela periódica e verificar como eles estão presentes em nosso corpo humano.

Fonte: bbc.com