04/07/2018 - 17h26

Mudanças nas unidades básicas de medidas – valor referência do mol é oficializado pelo Sistema Internacional de Unidades

Redefinição faz o valor referência do mol não depender mais da unidade de massa de um átomo

Em novembro de 2018, as Unidades Básicas de Medidas encaram redefinições pela Conferência Geral sobre Pesos e Medidas (CGPM). Elas serão baseadas na compreensão moderna sobre física, incluindo leis da mecânica quântica e da teoria da relatividade, de Einstein. O LABELO explicou como a mudança do quilograma afeta o cotidiano e a ciência e, agora, contextualiza o mol e a sua redefinição.

Mol e uma constante precisa

Considerando a transição da referência de medida do quilograma para uma natureza estável e imutável, o mol – unidade de medida utilizada para expressar a quantidade de matéria microscópica – também encara uma redefinição considerando o mesmo pressuposto.
notícia_mol
Hoje, a referência para medir um mol é baseada na concentração molecular de um átomo – sendo levado em consideração, atualmente, o Carbono-12. Segundo Alexandra Schuh, responsável pelo laboratório de Química do LABELO, essa definição resulta na alteração do valor de mol sempre que o átomo referência é substituído por outro.

Com o novo conceito aplicado, o valor de referência do mol respeita uma quantidade específica de partículas ou entidades (como átomos ou moléculas) e não dependerá mais da unidade de massa. Mas como, então, fica definido o valor referência do mol? O valor referência do mol é baseado na Constante de Avogadro, definida como 6,02×1023 (pesquisas ainda são feitas para definir até qual casa decimal do valor será utilizado, a fim de alcançar o máximo de precisão).

Passo histórico

A metrologia aplica um passo histórico. As redefinições visam alcançar constantes físicas, estáveis e imutáveis, mas sem afetar a percepção da sociedade. Em relação ao mol, por exemplo, o Valor de Avogadro já é utilizado no campo da ciência e da metrologia. Logo, a técnica apenas será oficializada, a fim de garantir maior precisão em ensaios e pesquisas.

O LABELO está produzindo uma série de notícias denominada “Mudanças nas unidades básicas de medidas”. O contexto de cada uma delas será explorado, tal qual suas mudanças para 2019. A próxima notícia será publicada na quinta-feira (12)

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias