26/03/2019 - 14h41

LABELO organiza treinamento sobre software Dialux em Coronel Bicaco para discussão sobre Iluminação Pública

Ao lado de PTB, Inmetro e Prefeitura de Porto Alegre, o treinamento forneceu apoio no processo de modernização dos sistemas de iluminação pública pela utilização da tecnologia LED.

A cidade de Coronel Bicaco, na região Celeiro do Rio Grande do Sul, recebeu representantes de prefeituras entre os dias 11 e 12 de março. O encontro teve como foco o treinamento sobre o Software Dialux, a discussão sobre a qualificação técnica e o compartilhamento de experiências sobre iluminação pública nos munícios da região.

0Os agentes públicos receberam importantes informações sobre conceitos de eficiência energética e projetos de iluminação pública durante o encontro. A participação de representantes da Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e de integrantes das prefeituras de Coronel Bicaco, Santo Augusto e Ajuricaba, resultou em importante troca de informações e experiência sobre iluminação pública. Dessa forma, auxiliou em questões como a troca de equipamentos e a utilização de tecnologia adequada: uma iluminação eficiente, com o menor consumo e a maior durabilidade, foram trabalhados durante o evento.

O treinamento foi fundamental para auxiliar o acesso das prefeituras às informações sobre a elaboração de um projeto e a verificação de um produto com relação à qualidade, além de como descrever às especificações técnicas para a aquisição de matérias via edital. O projeto, portanto, teve o objetivo de disseminar o aprendizado para os municípios da região, a partir desse modelo, um projeto pode ser desenvolvido em outros locais do Brasil.

Dessa forma, foi possível integrar melhora no atendimento sobre iluminação pública, com demonstrações de impacto positivo que o projeto gerou, por meio da oferta de apoio e informações técnicas de base. Assim, os municípios podem fazer projetos adequados, como a atualização tecnológica e a gestão da iluminação pública, mesmo sem possuir uma equipe técnica especializada.

Com a aprovação na Chamada Pública Procel reluz 2017, os três municípios foram contemplados com cerca de RS$ 300 mil, cada. Para a execução dos projetos, é prevista a substituição das lâmpadas convencionais por modelos de LED nos sistemas de iluminação pública.
Os projetos aprovados na Chamada Pública Procel Reluz 2017 nos municípios de Coronel Bicaco, Santo Augusto e Ajuricaba estão em fase de licitação, com previsão de início dos trabalhos de substituição das lâmpadas para o mês de maio.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas