07/06/2019 - 16h34

Acreditação em expansão: novos segmentos de atuação ganham cada vez mais destaque e cuidados

O World Accreditation Day é celebrado dia 9 de junho no mundo inteiro e corrobora importantes reflexões sobre as cadeias de suprimento

Até o mais simples produto pode ser fabricado com peças provenientes de outros países. Essa prática globalizada não vem de hoje e mostra a necessidade de uma vigilância de mercado para uma área que ganha cada vez mais novas demandas e problemas: as cadeias de suprimento. Hoje, elas estão se tornando cada vez mais complexas, principalmente em termos de velocidade, escala e amplitude das interações globais.

Cadeia de suprimento é a integração de processos desde o fornecedor até o consumidor final. Dessa forma, o desempenho efetivo de uma cadeia de suprimentos depende de fatores intermediados normalmente por atores de diferentes locias.  Segundo o International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC), as cadeias de suprimento desempenham um papel vital no fornecimento de produtos e serviços para consumidores, empresas e população. É um novo segmento de acreditação que necessita cada vez mais de atenção dos organismos, mas será que eles estão prontos para atender?

As cadeias de suprimento.

As ofertas de cadeias de fornecimento e mercadorias tornaram-se de natureza global. Dessa forma, as organizações entenderam a necessidade de operar em sinergia com organismos de acreditação. Não à toa a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que, hoje, 80% do comércio no mundo envolve elementos que necessitam ou de ensaios ou de calibração. Essa realidade determina que a qualidade, autenticidade e rastreabilidade das amostras e equipamentos tenham ainda mais informações de confiança.

Mesmo assim, números divulgados pelo International Accreditation Forum (IAF) e o ILAC mostram que, no mundo, 1 em cada 8 pessoas morrem todo ano por causa da poluição do ar. Além disso, mais de um milhão de mortes são registradas no trânsito ao ano. Por fim, em torno de dois milhões de pessoas morrem ao ano em função de alimentos e bebidas contaminadas.

A partir deste rumo, ILAC e IAF explicam que as empresas precisam gerenciar sua exposição ao risco e desenvolver métodos para interromper as violações de segurança de dados ou falhas de sistema. Torna-se fundamental uma seleção eficaz e sustentável de fornecedores não apenas em termos de estabilidade financeira, mas também para o desempenho de responsabilidade social, corporativa e práticas éticas. Dessa forma, os fabricantes entregam produtos de confiança ao público, independente do país de origem. É a confirmação de que atendem às normas de saúde e segurança e não apresentam riscos ao destinatário final.

World Accreditation Day

O debate sobre cadeias de fornecimento está ocorrendo graças ao World Accreditation Day, que acontece em diferentes locais do mundo neste domingo, 9 de junho. A data marca uma iniciativa global estabelecida em conjunto pelo IAF e pelo ILAC, a fim de aumentar a conscientização sobre a importância da acreditação.

Neste ano, o tema concentra em como a acreditação fornece valor agregado às cadeias de fornecimentos. A data reflete em um importante momento para explorar como a acreditação pode ajudar a oferecer um mundo mais seguro e apoiar negócios, governos e reguladores para encontrar padrões, avaliação da conformidade e ferramentas de acreditação para apoiar nessa meta.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias