A administração da Universidade é realizada por órgãos deliberativos e executivos, ocorrendo em dois níveis – de administração superior e de unidades acadêmicas. A Administração Superior da Universidade conta com a Reitoria como órgão executivo e que tem entre suas funções a administração e a coordenação das atividades da Universidade. Para isso dispõe das Pró-Reitorias de Administração e Finanças, Graduação e Educação Continuada, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão e Assuntos Comunitários, bem como dos órgãos de Assessorias de Comunicação e Marketing, de Cooperação Internacional, de Planejamento e Avaliação, além da Procuradoria Jurídica e de assessores especiais.
É o órgão executivo que superintende e
coordena as atividades da Universidade
Atendem necessidades permanentes ou emergentes da Administração Superior.
É responsável por apoiar a Universidade nos processos de gestão estratégica
Gerencia estrategicamente as ações de comunicação da PUCRS
Criada em 17 de agosto de 2006, sucede a Assessoria Jurídica (Ajur)
Coordena e supervisiona o ensino nos cursos de graduação e educação continuada
É responsável pela gestão
da identidade institucional da
PUCRS
É responsável pela gestão política das áreas de pesquisa, inovação e desenvolvimento
Supervisiona a administração financeira, patrimonial e de recursos humanos