Biodiversidade

Gerenciamento do Centro de Pesquisa e Conservação da Natureza Pró-Mata

Diversos projetos de pesquisa relativos à proteção, restauração e preservação da natureza e da biodiversidade brasileira são desenvolvidos pela Universidade mediante o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata. Localizado no município de São Francisco de Paula, na serra gaúcha, em uma região com cerca de 4.500 hectares de mata araucária e mata atlântica, o Pró-Mata foi criado unindo o empenho da PUCRS e da Universidade de Tübingen, da Alemanha.

 

Inventário e manutenção dos espécimes vegetais no campus central

Destaca-se no campus central da PUCRS o elevado número de espécimes presentes na cobertura vegetal, sendo alguns de elevado valor paisagístico e ecológico, o que confere um cenário arborizado e oferece alimento e abrigo para a fauna e os freqüentadores do espaço. Existe um número superior a 5300 espécimes vegetais sendo destes 38,8% de espécies nativas, muitos, provavelmente, remanescentes da vegetação original que ocupava a área do Campus.

arborizacao-campus

 

Inventário e guia eletrônico da avifauna no campus central

No campus central da PUCRS são registradas 71 espécies de aves, pertencentes a 29 famílias. Desde 1998, um guia eletrônico da avifauna do campus está disponível divulgando informações ecológicas e curiosidades sobre as espécies de aves do campus.

Uso de adubo orgânico nos jardins do campus central

Toda adubação orgânica no campus provem da empresa licenciada pela FEPAM, que utiliza resíduos da indústria alimentícia para produzir o HUMUS, totalmente isento de inços.