Laboratório Central de Microscopia e Microanálise

LabCMM-Logotipo-2

O Laboratório Central de Microscopia e Microanálise (LabCEMM) da PUCRS é uma estrutura multiusuário, vinculada ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IDEIA), que tem como objetivo oferecer os mais modernos serviços de microscopia e preparação de amostras, para os seguintes microscópios: Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), Microscópio Eletrônico de Varredura por Emissão de Campo (MEV-FEG), Microscópio Eletrônico de Transmissão (TEM), Microscópio de Varredura por Sonda ou Força Atômica (AFM) e Microscópio Confocal.

 

HISTÓRICO

A perspectiva da trajetória histórica da microscopia na PUCRS teve sua consolidação com a criação do Centro de Microscopia e Microanálise – CEMM. Este Centro foi inaugurado em 29 de abril de 1999, em ato solene com a presença do Magnífico Reitor Ir. Norberto Francisco Rauch.

Na medida em que a pesquisa científica e tecnológica avançou expressivamente na Universidade o CEMM acompanhou esse percurso e, em 2007 passou a fazer parte do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IDEIA. Nos anos seguintes, acompanhou a filosofia de relacionamento do Instituto de ampliar sua prestação de serviços para o atendimento à comunidade acadêmica e à sociedade. Em 2010, o CEMM iniciou um projeto de ampliação de sua área física e captação de recursos para aquisição de novos equipamentos.

Este projeto culmina em 2013 com a modernização do CEMM: que passa ocupar uma área física de 316m²; e, a operar com os seguintes microscópios: MEV, FEG, TEM, Confocal e AFM, bem como modernos equipamentos para preparação de amostras. Para dar maior visibilidade a este novo escopo a identidade do centro se altera para Laboratório Central de Microscopia e Microanálise – LabCEMM.

O LabCEMM tem como objetivo atender toda a comunidade acadêmica em suas demandas em nível de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, bem como a Sociedade. Sua missão é contribuir para a melhoria da qualidade da pesquisa científica e tecnológica. O LabCEMM atua como pólo divulgador da microscopia eletrônica na PUCRS e no Rio Grande do Sul, tendo como meta tornar-se um centro de referência na área.