Reitoria recebe professores da Newcastle University

Pesquisas sobre internacionalização da Educação Superior unem PUCRS e universidade britânica

18/05/2017 - 17h10
Yasmin Dutra/PUCRS

O Reitor, Ir. Evilázio Teixeira, e o Vice-Reitor, Jaderson Costa da Costa, receberam nesta quinta-feira, 18 de maio, os professores Sue Robson,  Steve Walsh e Joana Filipa Almeida, da Newcastle University. O grupo de pesquisadores veio a Porto Alegre para o seminário Internationalisation of Higher Education in the UK and Brazil: A partnership between Newcastle University and PUCRS, ocorrido no último dia 16, quando foi consolidada a parceria acadêmica entre as duas instituições.

Desde 2016, um grupo de pesquisadores da PUCRS, do qual fazem parte os docentes  Alexandre Anselmo Guilherme e Marilia Morosini, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades (PPGEdu), mantém contatos e trabalhos sistemáticos em parceria com a Newcastle University (Reino Unido), integrante do Russel Group, uma rede formada por 24 universidades britânicas de excelência.

O seminário dessa semana, promovido pelo Centro de Estudos em Educacao Superior (CEES), da Escola de Humanidades, discutiu a perspectiva da internacionalização a partir de redes de pesquisa nos contextos do Reino Unido e Brasil; o incentivo à reflexão sobre as pesquisas e práticas docentes e institucionais por meio de trocas de experiências; e o reforço do diálogo, da produção e da circulação do conhecimento acerca da internacionalização na Educação Superior.

Uma das propostas apresentadas no evento foi a internacionalização at home do ensino e da pesquisa, ou seja, sem a necessidade de viagem a outros países. Essa é uma realidade no continente europeu e pode representar uma inovação para os currículos acadêmicos no Brasil.