Estágio

Para enriquecer o currículo, ampliar a oportunidade de inserção no mercado de trabalho e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em aula, o estágio pode ser a solução.

O vínculo entre empregadores e alunos é facilitado pelo Setor Estágios PUCRS, em que agentes de integração e empresas conveniadas com a Universidade divulgam vagas de estágios não obrigatórios.
Informações: 3353-4082 e 3353-4350 e estagios@pucrs.br.

As oportunidades para estudantes de graduação e pós também podem ser consultadas no Estágios Fijo (fone 3205-3125 e estagios@fijo.com.br) e no Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (loja 7 do prédio 40, fone 3363-1093 e  sac@cieers.org.br).

Estágios extracurriculares remunerados

Estágios extracurriculares remunerados

Instruções para Gerar o Plano de Atividades:

Acesse as suas Informações Acadêmico-Financeiras e clique no link: Geração de TCE e PA

  • CNPJ Agente de Integração XXXXXXXXX (Somente números) /Buscar
  • Dados da Concedente/Dados Supervisor do Estagio/Local do Estagio – ver no cabeçalho do TCE (caso não saiba o e-mail do Supervisor do estágio, pode-se colocar o e-mail da empresa);
  • Conferir TODOS os dados do ESTAGIÁRIO;
  • No campo Condições:
    Data inicial e data final exatamente como o do contrato.
    Nos campos de horários utilizar 4 dígitos (por ex.: 06:00)
    Dia de pagamento (se não souber colocar aproximado)
    Nos campos de valores utilizar somente números (por ex.: 100,00)
    Se não constar valor de auxílio transporte colocar valor aproximado de VT
  • Objetivos do estágio: resposta pessoal (ex. Adquirir experiência na área estudada)
  • Atividades:
    Repetir data de início e término do estágio
    Digitar no campo atividades, as atividades descritas no TCE (Contrato)
    Gerar TCE
    Imprimir PA (mesmo número de vias do contrato de estágio)
  • O aluno assina todas as vias do TCE e PA (campo EDUCANDO / ESTAGIÁRIO)
  • Levar para a empresa que fará o mesmo procedimento (campo UNIDADE CONCEDENTE) – (quando tiver concedente).
  • Levar todas vias na secretaria do curso para assinatura

Saiba mais sobre os estágios do seu curso

Letras e Escrita Criativa

Formulários para atividades de estágio

 

Estágios Curriculares

Carga horária de Estágio Supervisionado nas Licenciaturas
Currículos 2011

DISCIPLINAS ATIVID. NA UNIVERSIDADE ATIVID. EM AMBIENTE
ESCOLAR 
E SALA DE AULA
C/H
ESTÁGIO SUPERVIS. I Metodologias de ensino da
LM e de LE
Planejamento de projeto
integrado para o ensino de línguas (Português e Língua Estrangeira) na escola
02 créditos = 30h
Observação e pesquisa junto à escola e em aulas de Português ou de Inglês, com foco no Ensino Fundamental: 40h 70h
ESTÁGIO SUPERVIS. II
PORTUGUÊS
INGLÊS
Propostas metodológicas para o ensino de Português e de Literatura/de Inglês
Planejamento de sequências de ensino e preparação de materiais didáticos para o ensino de: ou Português e Literatura; ou Inglês.
04 créditos = 60h
Observação e pesquisa junto à escola e em aulas de Português e Literatura/de Inglês, com foco no Ensino Médio: 30h 90h
ESTÁGIO SUPERVIS. III
PORTUGUÊS
INGLÊS
Orientação e supervisão de estágios, no Ensino Fundamental, de Português/de Inglês, no
planejamento e preparação de atividades de observação, pesquisa e prática docente: 04 créditos = 60h
Observação e pesquisa junto à escola e em sala de aula: 30h Docência em turma regular do 5º ao 9º ano (ou equivalente no sistema de ciclos), nas disciplinas de Português/Inglês: 30h 120h
ESTÁGIO SUPERVIS. IV
PORTUGUÊS
INGLÊS
Orientação e supervisão de estágios no Ensino Médio de Português e Literatura/de Inglês
no planejamento e preparação de atividades de observação, pesquisa e prática docente: 04 créditos = 60h
Observação e pesquisa junto à escola e em sala de aula: 20h

Prática docente em turma de escola regular: 40h

120h
TOTAL 210 190 400
Pedagogia

Estágios Supervisionados

Os Estágios Supervisionados são realizados em dois momentos: no sexto semestre, Estágio Supervisionado na Educação Infantil, com 180h, sendo 120h de efetiva docência e 60h de supervisão presencial, na Universidade. Por sua vez, o segundo estágio, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realiza-se no sétimo semestre, com 360h, sendo 300h de efetiva docência e 60h de supervisão presencial, na Universidade. A carga horária maior nos Anos Iniciais justifica-se pelo fato das alunas terem, em sua maioria, experiência e docência na Educação Infantil, o que remete também para a necessidade de, ao longo do sexto semestre, terem espaço e tempo na disciplina de Estágio Supervisionado para investigar, refletir e qualificar sua docência nessa realidade.

Os estágios pressupõem a intensa interação da teoria e da prática por meio da articulação dos saberes. Nesse sentido, o aluno deverá ser capaz de elaborar diagnósticos sobre a sua realidade escolar; planejar de forma adequada situações de ensino e de aprendizagem que permitam ao seu aluno avanços cognitivos; executar as situações planejadas de forma que todos os alunos sintam-se incluídos e sujeitos do processo; promover a avaliação não só da aprendizagem de seus alunos, mas também do exercício reflexivo sobre sua própria prática pedagógica; elaborar relatórios que permitam a reflexão e a construção de alternativas para superar os desafios próprios do fazer docente; trabalhar  em equipe  e  estabelecer relações interpessoais solidárias, cooperativas e participativas.

Normas dos Estágios em Educação Infantil e Anos Iniciais
Acesse aqui

Estágio Anos Iniciais (Formulários)

Estágio Educação Infantil (Formulários)