Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

5 dicas: para se exercitar no verão

Adriano Detoni Filho, professor dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Educação Física, indica as melhores práticas

13/02/2020 - 08h56
Parque Esportivo, dia das mães, comunidade, esportes, exercícios, atividade física, Escola de Ciências da Saúde

Foto: Camila Cunha

Época do ano favorita de muitas pessoas para realizar esportes, além da busca por estar em forma, o verão é uma estação que requer cuidados especiais para as práticas de atividades físicas e esportivas. O professor dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, Adriano Detoni Filho, recomenda que os horários adequados são até as 10h da manhã e após as 17h. “Utilize roupas leves e de cores claras, além de boné, óculos ou viseiras”, complementa.

Como também leciona na especialização Nutrição Esportiva, o professor lembra que sempre é importante levar uma garrafa de água para hidratação durante a prática; além de ingerir líquidos durante todo o dia para evitar a desidratação e comer alimentos saudáveis. Confira as cinco opções de atividades que podem ser feitas no verão:

1. Caminhada/corrida: é um ótimo exercício para sair do sedentarismo, não requer equipamentos, apenas uma roupa adequada e um tênis confortável. O bom desta atividade é que não há necessidade da companhia de outras pessoas, pode ser realizada individualmente. Como sugestão ao correr ou caminhar sozinho, leve um fone de ouvido, com uma música fica mais agradável para curtir as paisagens.

Parque Esportivo, dia das mães, comunidade, esportes, exercícios, atividade física, Escola de Ciências da Saúde

Foto: Camila Cunha

2. Atividades no meio aquático: Com o calor, nada melhor que realizar uma atividade física que gera gasto de energia e ao mesmo tempo refresque. Para isso, as sugestões são: natação, hidroginástica e stand-up paddle; além do surf e mergulho, para quem gosta de práticas mais radicais. Nestas atividades é muito importante o acompanhamento de um profissional ou realizar em um local que tenha a supervisão de um salva vidas.

3. Pedalar: Com o aumento das ciclovias, andar de bicicleta está cada vez mais atrativo. É uma ótima alternativa para incluir na rotina diária, ao invés de ir de carro para algum local, pegue a bicicleta e experimente.

4. Esportes com bola: futevolêi, beach tênis, voleibol, futebol, frescobol, entre outros esportes são excelentes e podem ser praticados na praia e na cidade. A maior vantagem das práticas com bola é a integração. Convide a família para participar, principalmente crianças, evitando que fiquem em aparelhos eletrônicos durante muito tempo nas férias.

5. Aulas em grupo: nesta época inúmeras atividades e aulas ocorrem na beira da praia, estas aulas são excelentes para melhora do condicionamento físico, integração com outras pessoas e diversão. Outra atividade para convidar a família e os amigos a participarem.

Alerta para se exercitar

Todas estas atividades devem ser realizadas com moderação, cada pessoa deve respeitar o seu condicionamento físico para evitar uma lesão ou mal-estar.

O Parque Esportivo da PUCRS é uma sugestão de local para realizar as dicas indicadas pelo professor.

Sobre o Professor

Adriano Detoni Filho possui pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Esporte, Mestrado em Ciências do Movimento Humano e Doutorado em Saúde da Criança.

Curso Bacharelado em Educação Física

O bacharel pode atuar em academias, clubes, órgãos públicos, clínicas de reabilitação, spas e empresas; como técnico em esportes, administrador esportivo e assessor técnico esportivo; na área de pesquisa científica que envolva educação física e esportes; e em planejamento, administração e execução de projetos ligados à recreação e ao lazer, tanto em instituições públicas como privadas.

Curso Licenciatura em Educação Física

Habilita o diplomado a atuar no planejamento, na execução e avaliação da disciplina de Educação Física nas escolas de educação infantil e ensino fundamental e médio, ou seja, no âmbito da educação básica.

Curso de Especialização de Nutrição Esportiva

A especialização capacita o profissional a utilizar mais ferramentas para melhorar o seu trabalho. Criado na ideia de instrumentalizar o profissional, o aluno realizará aulas práticas em conjunto com a teoria para melhor aprendizado de ciências básicas, bem como aprofundar assuntos relevantes, como treinamento físico e suplementos alimentares.

 

.

Ficou interessado nos cursos? Saiba mais sobre como ingressar nas graduações de Educação Física em Bacharelado ou em Licenciatura ou especialização em Nutrição Esportiva.