18/04/2022 - 12h43

Uma educação Marista para o nosso tempo

Artigo do vice-reitor, Ir. Manuir José Mentges, em nome da Comissão Internacional da Missão Marista 

Vivemos um tempo de profundas transformações, de intensa velocidade e interdependência nas relações. Este início de século tem, no avanço das tecnologias digitais e da comunicação, as marcas da hiperconexão, acompanhadas de mudanças sociais, econômicas, políticas e ambientais cada vez mais complexas. 

Inovar, nessas circunstâncias dinâmicas em que a vida se apresenta, não é mais uma opção, mas uma necessidade. O Instituto Marista, em seus mais de 200 anos de história, sempre buscou atuar à luz das necessidades exigidas para cada tempo e seu contexto. Assim tem sido desde Marcelino Champagnat, desde quando o fundador intuiu que a pedagogia praticada nos cantões da França pós-revolução não atendiam à realidade. 

Nesse mesmo espírito, as inquietações da contemporaneidade nos fazem refletir sobre como os aprendizados da trajetória marista nos habilitam a seguir a missão em busca das melhores respostas para nossas crianças, nossos jovens e adultos. Crescemos e nos consolidamos em uma era para a qual nos dedicamos a desenvolver conceitos e metodologias orientados à qualidade e à excelência; a desenhar processos detalhados, voltados a garantir a melhor entrega, sistematizar boas práticas, medir resultados, reduzir riscos, identificar e corrigir erros. Aprendemos também sobre melhoria contínua na qual erros e oportunidades reorientam processos. 

Nesse período, instituições no mundo todo voltadas à educação dedicaram-se à busca da excelência pela construção de propostas pedagógicas de qualidade, alinhadas a seu tempo e pautadas por processos consistentes. Porém, o desafio que perdurou foi o de proporcionar acesso de diferentes comunidades e realidades sociais aos novos modelos educacionais. 

Atenta aos desafios da educação inclusiva, a missão Marista tem encarado com a mesma responsabilidade primordial a busca pela promoção de uma sociedade mais justa e fraterna. O compromisso com a entrega de qualidade, associada aos valores essenciais, posicionaram as iniciativas maristas no mais elevado padrão de excelência técnica e relevância social. Contudo, as possibilidades tecnológicas emergentes, os novos modos de ensinar e aprender, bem como a efemeridade das soluções encontradas nos colocam diante do desafio de renovarmos recursos, inovarmos metodologias e ampliarmos a inclusão em diferentes dimensões. 

Realidade contemporânea 

Chegamos à sociedade do conhecimento e da comunicação com importantes aprendizados, porém, também com instabilidades características de uma mudança de era. O acrônimo VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) parece descrever os desafios da última década. No entanto, dado o sentido de urgência que nos foi imposto pela pandemia, o termo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível) passou a ser considerado mais adequado para caracterizar o momento. Nesse contexto, prever como o futuro será desenhado, a partir do modelo linear que exercitamos nas décadas passadas, passa a ser uma tarefa quase impossível. 

O legado da pedagogia marista, marcada pela excelência e pelo compromisso com a promoção de um mundo melhor, é valioso para o desenvolvimento de pessoas com consciência crítica sobre si mesmas e seu papel nesse novo mundo. Porém, o mundo BANI tem nos dado sinais claros de que podemos (e precisamos!) avançar. Champagnat nos inspirou a agir com ousadia e a estar preparados para dar respostas com pioneirismo. A instabilidade dos novos tempos nos traz desafios, por outro lado, também é repleta de oportunidades para aqueles que têm audácia para inovar.  

O que é inovação? 

Para além de um termo “da moda”, largamente disseminado, o que de fato significa inovar? De origem no latim “innovare” tem o sentido de “renovar, mudar”. A inovação, por vezes confundida com invenção, vai além da criação de algo novo. Inovar significa promover a mudança da forma de pensar e agir, com o objetivo de desenvolver soluções fora de um padrão já conhecido. O gatilho para a inovação é a identificação e exploração de desafios que, quando solucionados, geram impacto positivo expressivo.  

Se observarmos atentamente esse conceito, veremos quão inovadora foi a proposta educativa marista quando de seu surgimento. Champagnat não criou nenhuma pedagogia. Soube, isto sim, reagrupar técnicas e métodos sob um novo prisma e finalidade: a educação com afeto e mais próxima do Evangelho. Ao longo do tempo, essa proposta pedagógica ganhou rigor teórico alicerçado em novas formas de pensar e agir, o que hoje caracterizaríamos como inovadora. 

A inovação pode ser considerada radical ou incremental a partir da transformação que é capaz de gerar. A inovação radical está associada à disrupção, a uma mudança que provoca a descontinuidade da solução anterior, gerando novas relações entre as pessoas. Já a inovação incremental não traz uma mudança na essência da solução ou nas relações entre as partes. Ela está direcionada à melhoria e à otimização de funções ou da forma como entregas são realizadas, porém, não deve ser confundida com a melhoria contínua, pois ela gera impacto e promove transformação. 

A inovação como abordamos hoje teve sua origem associada à ciência e à indústria no século XIX, no contexto da Revolução Industrial, vinculada a um processo linear de desenvolvimento de novos produtos. O conceito evoluiu. Não é mais possível inovar de forma linear. É preciso incorporar a influência do contexto, o risco de um ambiente de incertezas e a complexidade de realidades interconectadas. Independentemente do grau de impacto ou do contexto em que se insere, a inovação de sucesso estará sempre associada a um processo colaborativo, centrado na criatividade e na coragem das pessoas para agir. E hoje, ao nos reconhecermos como família carismática global, nós, Maristas de Champagnat, somos convidados, à luz do XXII capítulo geral, a atuar de forma colaborativa, interdependente e em rede. “A interdependência, mais que o isolamento ou a independência, deve ser a nova normalidade para nós.” (INSTITUTO DOS IRMÃOS MARISTAS, 2017, p. 7). 

Agora é a hora de arriscar 

A dinâmica intensa da inovação nos leva, então, a refletir: como podemos promover movimentos de mudança em um mundo cada vez mais complexo? Como nossa proposta pedagógica pode provocar a formação das pessoas em nossos espaços de missão? 

A pandemia deu maior visibilidade aos complexos problemas sociais/ educacionais nos diversos países e em diferentes realidades onde estamos engajados enquanto missão marista. Ao mesmo tempo, a pandemia colocou uma lente de aumento nas relações e evidenciou a capacidade de resiliência da sociedade, assim como da comunidade educacional. Nos afastamos, entretanto rapidamente conseguimos nos reconectar. À medida que retornamos à presencialidade, oportunidades que pareciam distantes passam a ser tratadas com prioridade. Esse é o melhor momento para inovar! 

Já vimos que inovar não se restringe simplesmente a fazer diferente, tampouco à simples adoção de novas tecnologias. O próprio avanço das tecnologias digitais e o acesso quase ilimitado à informação desestabilizou os modelos tradicionais de ensino, fazendo emergir inúmeros desafios e habilitando, por outro lado, uma infinidade de novas oportunidades. 

Ação colaborativa 

Estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, provocar soluções por caminhos não óbvios e preparar pessoas para agir em cenários complexos passam a ser competências centrais a serem perseguidas. O que não muda no novo mundo é o valor que o estabelecimento de vínculo representa no processo de educação. Manter a comunidade envolvida e engajada em um processo exploratório de aprendizado passa pela construção de ambiente de confiança onde a ousadia abra espaço também para que incertezas possam ser debatidas, erros possam ser cometidos e corrigidos, questionamento e hipóteses possam ser levantados. 

A ação colaborativa é indiscutivelmente essencial à identificação de problemas relevantes e, obviamente, para a geração de soluções inovadoras. Nossa presença em mais de 80 países, alinhada por valores convergentes, proporciona à missão Marista explorar a diversidade e riqueza de diferentes visões, o que amplia significativamente o potencial inovador para a geração de soluções de alto impacto.  

Marcelino Champagnat nos ensinou a olharmos para o próximo, a estarmos atentos ao contexto que nos circunda e, com audácia e coragem, a direcionarmos nossas capacidades e energia para promover a transformação. A educação é o pilar que nos conecta e nos direciona em nossa missão Marista. A ação que nos propomos a empreender está, sim, pautada por processos sólidos na busca pela qualidade e excelência das nossas iniciativas e, também, estreitamente alinhada à dimensão da formação humana, que é complexa, exige pensamento sistematizado e, acima de tudo, demanda colaboração, sensibilidade e senso de humanidade. Tal senso é urgente como bem tem nos sinalizado o Papa Francisco em diferentes documentos. Em nossa área de missão, vale mergulharmos cada vez mais nas propostas do Pacto Educativo Global e respondermos com responsabilidade, esperança e ousadia. 

A trajetória empreendedora da missão Marista nos aponta os elementos fundamentais para avançar em um processo de inovação consistente, capaz de dar continuidade à busca de um mundo mais justo e fraterno. Assim, a relevância da missão Marista e dos ensinamentos de Marcelino Champagnat seguirão vivos na promoção de um mundo melhor. 

Ir. Manuir José Mentges 

Em nome da Comissão Internacional da Missão Marista 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias