21/03/2019 - 14h38

Reflexões SXSW: como foi o evento?

Confira os melhores destaques do evento.

fototexto

O SXSW, um dos maiores festivais de inovação e tecnologia do mundo chegou ao fim neste domingo em Austin. Com palestrantes, visitantes e artistas do mundo inteiro, o evento foi repleto de discussões relevantes sobre o presente, mas principalmente sobre o futuro. Sendo, a reflexão sobre como as tecnologias irão afetar a vida humana, uma das mais recorrentes.

Assim como no último ano, a realidade virtual foi uma das tecnologias que recebeu destaque nas discussões, porém de forma cada vez mais ampla e distante do mundo dos games. No SXSW Virtual Cinema, espaço dedicado para empresas e criadores mostrarem suas criações de realidade virtual, foram apresentadas experiências incríveis. Um dos curtas, Metro Veinte: Cita Ciega, permitia que você visse o mundo pelos olhos de uma menina cadeirante. Os usuários com óculos VR e sentados em cadeiras de rodas, acompanhavam 18 minutos da vida dessa menina. E, em Mars Home Planet, com o auxílio de uma cadeira oval mecânica, era possível conhecer o planeta Marte no futuro, em uma realidade onde os humanos habitam o planeta vermelho.

A inteligência artificial também mostrou sua versatilidade no evento. Você sabia que, em outubro do ano passado, uma obra de arte criada inteiramente por AI foi leiloada por U$ 432 mil dólares em Nova York? E esse foi o ponto de partida do painel dedicado a discutir o uso da inteligência artificial no Storytelling. Também foi apresentada a inteligência artificial do Google, a Magenta, que é capaz de compor músicas, pintar quadros e até escrever histórias originais. Ficando como questionamento a este projeto: até que ponto uma inteligência artificial deixa de ser uma ferramenta e começa a substituir as pessoas, inclusive nos campos artísticos? Além disso, projetos como o Storyfile, plataforma que entrevista pessoas e coleta seus dados para eternizá-los em uma inteligência artificial, fazem parecer que cada dia estamos mais próximos de um episódio de Black Mirror.

Assim como realidade virtual e inteligência artificial, blockchain também não foi uma novidade no SXSW, pois estão presentes há alguns anos no evento como tópicos de discussão. Porém, comparado com as últimas edições do evento, é possível perceber que ocorreu um amadurecimento na abordagem dessas tecnologias. Hoje, é pensado como elas se aplicam no mundo real, como podem resolver problemas das pessoas. Portanto, cada vez mais essas tecnologias tornam-se palpáveis e aplicáveis ao dia dia dos humanos.

O SXSW também é um espaço fenomenal para o encontro de muitos empreendedores e startups. Tanto nos painéis como no Trade Show, é perceptível que muitas pessoas que estão em Austin nesses dias possuem visão e sonho de inovar. Um dos Hightlights foi o painel dedicado a ajudar empreendedores novatos a contar a história de suas Startups. Jornalistas do The Wall Street Journal e CNBC deram várias dicas valiosas que você pode conferir aqui.  E no Trade Show foi possível notar todo esse espírito empreendedor, vindo de diversos cantos do mundo, com áreas exclusiva de países como Coréia do Sul e Brasil. Uma das empresas de destaque foi a Orig3n, que coletou o dna de voluntários e forneceu informações sobre saúde e alimentação baseados no material genético de cada pessoa.

Assuntos sempre importantes de abordar: a diversidade e a representatividade. Eles  permeiam diversos momentos do SXSW, como tema de palestras e nos próprios palestrantes. Muitos painéis do evento, desde assuntos sobre tecnologias até cinema, foram compostos por mulheres, negros, latinos e outras minorias. O painel de Christopher Soukup, ativista de direitos humanos e dos surdos foi outro momento emocionante no SXSW. Em libras, o palestrante questionou o lugar das pessoas com deficiência no presente e no futuro. Com as predições que a Medtech vai ter capacidade de solucionar problemas de saúde com auxílio das tecnologias, seja com implantes ou com alterações no dna, a platéia foi motivada a refletir sobre qual será o significado de deficiência no futuro.

São tantas palestras, tantas ativações, tantos shows, que é quase impossível sair do SXSW sem o sentimento de que você perdeu alguma coisa, que você deixou de assistir aquela palestra imperdível. Mas quem faz o evento é o participante e todo mundo tem uma experiência única. Talvez seja isso que torne o evento tão especial, as decisões que fazemos na hora de escolher assistir uma palestra sobre inteligência artificial ou participar de uma ativação da emissora de TV HBO. Com a variedade e quantidade de tópicos discutidos, de tecnologias inspiradoras à robôs extraordinários, o tópico mais recorrente deste ano foi o humano. A habilidade de pensar nas pessoas, nas diferenças, na diversidade e na inclusão, independente do contexto.

Quer saber ainda mais sobre as discussões que ocorreram no SXSW? Clique aqui e confira nossas palestras visuais.