10/01/2020 - 17h22

Pós-graduação Lato Sensu X Stricto Sensu: quais as diferenças?

Se você já concluiu ou está concluindo o Ensino Superior e pensa em cursar uma pós-graduação, já deve ter ouvido as expressões Lato Sensu e Stricto Sensu. Apesar de terem nomes parecidos, os dois formatos têm caminhos e objetivos diferentes.

2020_01_10-trends_lato_strito_sensu_animado

A pós-graduação foi formalizada em 1965 no Brasil, com o objetivo de formar professores universitários e fomentar a produção científica, além de preparar profissionais que atendam às necessidades e mudanças constantes do mercado. Esses cursos se dividem em especialização, Master Business Administration (MBA), mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Lato Sensu

O termo Lato Sensu tem origem latina e quer dizer “sentido amplo”. Assim, os cursos nesse formato de pós-graduação têm foco no ensino de conhecimentos para melhorar a atuação no mercado de trabalho. Especialização e MBAs são capacitações deste gênero.

Lato Sensu é um formato destinado aos profissionais com interesse em aprendizagem de conteúdos de forma mais objetiva e aplicada. Além disso, o enfoque está no aperfeiçoamento de temas específicos para a prática profissional.

Stricto Sensu

Também de origem latina, o termo Stricto Sensu significa “sentido específico”. Por isso, os cursos desse gênero correspondem à formação mais exploratória dos conhecimentos, bem como discuti-los de forma a contribuir para o avanço da ciência – o que requer maior investimento de tempo. Mestrado, doutorado e pós-doutorado são cursos de caráter Stricto Sensu.

Antigamente, essas eram qualificações voltadas apenas para quem desejava desenvolver suas carreiras no meio acadêmico ou na produção de pesquisa e conteúdo científico para geração de conhecimento. Hoje, o cenário mudou. O número de mestres e doutores em cargos da alta administração das corporações vem crescendo, principalmente dentro das organizações que exigem altos padrões e velocidade de inovação.

Na prática, o que muda?

2020_01_10-trends_lato_strito_sensu_animado2

Podemos elencar três diferenças principais entre os dois formatos de pós-graduação:

• A carga horária. Enquanto os cursos de Lato Sensu têm duração mínima de 360 horas, os de Stricto Sensu variam entre 18 e 42 meses.
  • A titulação dos docentes também distingue nestes diferentes níveis.
  • A forma de comprovação de encerramento dos cursos. Especializações e MBAs garantem aos alunos certificado, sem obtenção de título universitário. Já quem optar pelo mestrado ou doutorado recebe grau acadêmico e diploma.

Cursos de Lato Sensu estão com inscrições abertas

Os cursos de Especialização e MBA da PUCRS estão com inscrições abertas. As aulas oferecem a excelência da pós-graduação da Universidade, contam com um corpo docente altamente qualificado e são realizadas em um campus com infraestrutura completa. São mais de 80 opções, presenciais e online, sendo mais de 20 inéditas. A lista completa e mais informações sobre o Lato Sensu da PUCRS podem ser conferidas aqui.

Quem fizer a inscrição antecipadamente para os cursos presenciais garante descontos no valor correspondente à matrícula. Realizando o procedimento até 20 de janeiro, o aluno recebe recebe 10% de desconto, e, até 17 de fevereiro, 5%.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a gente pelo telefone (51) 2101-0110, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 99881-0339.