16/10/2019 - 18h09 - Por: Mariana Haupenthal

Como criar um app de sucesso, por Heini Zachariassen

Transforme um hábito tradicional em digital com dicas de um dos grandes visionários do Vale do Silício

Já ficou parado em frente a uma estante de produtos em dúvida sobre o que escolher? Essa é uma situação corriqueira, nos mais diversos segmentos.

indecisão_app_vivino

E foi a partir da própria indecisão na escolha do melhor vinho que o dinamarquês Heini Zachariassen criou o aplicativo Vivino, que hoje contabiliza mais de 36 milhões de usuários ao redor do mundo. O app reúne avaliações de mais de 10 milhões de vinhos e é um dos negócios inovadores baseados no Vale do Silício, na Califórnia. Em conversa com o fundador do negócio, perguntamos:

Quais são os pontos-chave a serem considerados ao criar um app que visa transformar algo tradicional em digital?

1 – Tenha certeza que o problema a ser resolvido é importante

Zachariassen alerta para a importância da avaliação do “problema” a ser resolvido. Para ter sucesso, é preciso ter certeza que esse problema também atinge outras pessoas, contribuindo diretamente para a sua popularidade.

2 – Frequência é essencial

Você pode até criar um app incrível, porém se você precisar utilizá-lo apenas uma ou duas vezes por ano, certamente cairá no esquecimento. Portanto, mantenha em mente uma criação em que o usuário utilize periodicamente e traga recursos para incentivá-lo a isso.

smartphone infinito_app_vivino

3 – Teste com seus usuários

Para Zachariassen, qualquer criação precisa de ajustes e isso acontece ao longo do uso efetivo. Por isso, ele traz a dica: teste sua ideia com os usuários ao longo do desenvolvimento, não espere a conclusão final para levar ao usuário. Para ele, os ajustes durante o processo garantem que o negócio atenda suas necessidades e objetivos.

4 – Dissemine a sua ideia

Popularizar aplicativos se tornaram algo mais difícil do que antigamente. Portanto, é importante que você divulgue, dissemine o seu negócio. Os usuários não virão automaticamente, você precisará conquistá-los.

contar segredo_app_vivino

5 – Aposte em novas plataformas

O fundador do Vivino conta que o negócio nasceu, originalmente, como um website. Porém, foi no formato de aplicativo que alcançou popularidade. Ele é enfático: pesquise, estude e encontre novas plataformas, o mundo está em constante mudança e não param de surgir novidades. Esteja atento a elas!

Para ler a entrevista completa com Heini Zachariassen, clique aqui.