19/12/2019 - 14h21

10 cores que marcaram os últimos 10 anos

Confira a paleta Pantone dos anos anteriores e o Azul Clássico de 2020

Um dos momentos mais esperados pelos profissionais da indústria criativa, como design, moda e criação de conteúdo, é a divulgação da cor do ano da Pantone, tendência que guia o mood de tudo que será feito. A empresa americana de consultoria, que possui a COTY (Color of the Year) há quase 20 anos, recentemente apresentou o Classic Blue como a cor de 2020. Para fazer uma viagem pelo arco-íris dos últimos anos e receber a estrela do novo ciclo, fizemos um review com as tonalidades Pantone e seus significados. Confira!

10 cores que marcaram os últimos 10 anos - Confira a paleta Pantone dos anos anteriores e o Azul Clássico de 2020, da paleta de cores da PUCRSConfira no Portal da PUCRS como a Pantone influencia a indústria criativa do mundo.

Para todos verem: a imagem acima demonstra de forma visual cada uma das cores do ano escolhidas e divulgadas pela Pantone nos últimos dez anos. São elas:

2010: Turquoise

Lembra águas tropicais e aquela sensação boa de estar de férias. Essa mistura de azul e verde tem propriedades revigorantes.

2011: Honeysuckle

O rosa avermelhado é otimista e foi pensando para levantar o astral das pessoas, proporcionando confiança e entusiasmo.

2012: Tangerine Tango

Representa o pôr do sol. Uma cor quente, cheia de energia e vibração.

2013: Emerald Green

Chegou para contrapor 2012 com um tom frio, porém vívido e alegre. Promove a sensação de bem-estar.

2014: Radiant Orchid

Mix de roxo, rosa e fúcsia, essa cor foi escolhida para despertar a criatividade.

2015: Marsala

Como o vinho, esse tom terroso é sofisticado e versátil. Até hoje é muito usado na indústria têxtil e de decoração.

2016: Rose Quartz and Serenity

Primeira vez em que duas cores foram escolhidas para representar o ano. O rosa, suave e quente, foi eleito pela sua grande popularidade, e combinado à tranquilidade do azul. São reconfortantes e vieram para extrapolar a barreira dos gêneros.

2017: Greenery

O verde amarelado chegou no boom da era tecnológica e representa a reconexão com a natureza e os gestos simples.

2018: Ultra Violet

Estimula a imaginação e possui um ar de mistério, atendendo ao misticismo e a busca por significados da época.

2019: Living Coral

Similar ao Tangerine Tango de 2012, mas com um toque mais doce e delicado. Foi muito utilizada em decoração, trazendo novamente o aconchego de um tom quente.

E o queridinho de 2020: Classic Blue

A cor que estreia o próximo ciclo representa fé e confiança. É um tom sólido, atemporal, resistente e no qual podemos sempre nos apoiar: um verdadeiro porto seguro. A sua simplicidade faz alusão ao céu do início da noite, aspirando uma base sólida e estável para começar uma nova etapa. Por esses motivos, o Classic Blue foi apontado pela vice-presidente da Pantone, Laurie Pressman, como um contraponto à instabilidade política e econômica do mundo.  Além disso, é uma cor meditativa e reflexiva, que faz um convite para um aprofundamento na própria mente, e é da mesma paleta de cores oficiais da PUCRS. Tudo de bom, né?