19/01/2021 - 16h11

Jogo desenvolvido pela Aquiris estreia na Apple Arcade em 2021, a Netflix dos Games

O Co-Founder, Israel Mendes, relembra a trajetória da empresa

Aquiris Game Studio, woderbox

Foto: Reprodução Instagram

A Aquiris Game Studio, estúdio de games instalado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), está entre as 500 empresas de maior crescimento nas Américas, de acordo com a lista divulgada em 2020 pelo jornal Fanation Times. A desenvolvedora inicia o ano com a notícia de que irá experimentar um novo modelo de negócio e passará a integrar o catálogo de jogos da Apple Arcade, a chamada “Netflix dos Games”. A Apple Arcade, disponível a todos usuários da Apple, funciona como o modelo de assinatura mensal. A Aquiris estreia na plataforma com o jogo Wonderbox. O lançamento está previsto para o primeiro trimestre deste ano.

Para Israel Mendes, publicitário formado pela Escola de Comunicação Artes e Design – Famecos e Co-Founder da Aquiris, estar entre as empresas de maior crescimento nas Américas é sinal de reconhecimento. “Acho que isso demonstra o poder da indústria criativa, mas em especial da indústria de games. Eu costumo dizer que fazer jogos é construir alternativas de realidade, universos alternativos. Acho que o fator da imersão e o fator lúdico são super atraentes para quem quer ter outra vivência dentro dos jogos que são criados, e a Aquiris faz isso”, conta.

O Wonderbox é um jogo de aventura e possibilita que o jogador passe por obstáculos, enfrentando um caminho repleto de desafios, construindo cenários e personalizando os recursos criando a própria aventura. De acordo com Israel, as expectativas da equipe para o lançamento do jogo na plataforma são grandes. “Ele é mais do que um jogo para ser jogado, é para ser criado – e essas criações serão entregues para outras pessoas jogarem. De um jogo irão surgir milhões de jogos. Isso é o mais bacana. A nossa maior expectativa está depositada nisso, no aspecto de criação desse jogo, por isso o nome é Wonderbox: The Adventure Maker. Não é só um jogo de construção de cenário, ele é um construtor de jogos de aventura e isso, para quem joga e curte esse gênero, vai significar muita coisa. Estamos muito empolgados com o lançamento”, explica.

A história da Aquiris

A empresa teve início em fevereiro de 2007 com foco em projetos de realidade virtual. “Não existia óculos de realidade virtual e todos esses acessórios que hoje são muito falados. O que usávamos era, principalmente, a tecnologia de games para permitir que as pessoas visualizassem, testassem e brincassem com produtos do mundo real”, explica Israel.

A Aquiris iniciou com a realidade virtual e depois agregou ao portfólio de produtos a advergames, a junção de advertising e games. “Então eram jogos feitos para publicidade. Eu, particularmente, vinha da publicidade, me formei em comunicação social. Trabalhei durante bastante tempo em agências de publicidade e comecei a vender a Aquiris, que naquele momento nem era Aquiris, era a ‘Empresa do Israel’, para os mercados e para os clientes que eu prospectada. Depois, obviamente, eu fiquei muito menor que a empresa”, relembra. Desde então, a Aquiris passou a ser conhecida e se consolidou como a melhor empresa de advergames do Brasil. “Usávamos uma tecnologia que hoje em dia é muito conhecida, mas naquela época não era, fomos a primeira a fazer uso comercial de Unity no Brasil, pioneira nesse sentido”, conta.

A empresa, que nasceu um mês antes do lançamento do iPhone, oferecia advergames de modo gratuito para o público. “Não existia conteúdo gratuito e de qualidade em tamanha oferta naquela época porque não existia nada deste ecossistema de aplicativos que a App Store trouxe junto com o iPhone, então estávamos, realmente, um pouco à frente do tempo entregando o que hoje chamamos de apps.gratuitos”, explica Israel.

Depois de passar pela realidade virtual e advergames, a Aquiris passou a migrar para entretenimento. Neste momento a empresa passou a fazer jogos casuais para a Cartoon Network e para a Globo. “Fazíamos jogos para divulgar conteúdos, não tinha mais anunciantes. Não era mais advergames, era casual games mesmo, eram jogos pequenos, mas de entretenimento puro. Depois passamos a fazer jogos próprios e migramos o modelo de negócio da empresa para produto, hoje em dia não fazemos mais advergames, é só produto próprio mesmo”, explica.

No início de 2019, a Aquiris foi o primeiro estúdio brasileiro de games a ser convidado para fazer parte do Serviço de Subscription da Apple, a Apple Arcade. A empresa, que chegou ao Tecnopuc em 2011, iniciou com três pessoas, além de Israel, Mauricio Longoni e Amilton Diesel são os sócios fundadores da empresa. Atualmente, 145 pessoas fazem parte da Aquiris Games Studio. “Prevemos mais crescimento para 2021, não crescimento quantitativo, mas, principalmente, qualitativo. Queremos, cada vez mais, melhorar os talentos que temos”, explica Israel.

O Superintendente de inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, destaca que a Aquiris tem uma das mais belas e representativas trajetórias das startups criadas no Tecnopuc, fruto de spin-off da área acadêmica da PUCRS. “Quando os empreendedores fundadores Amilton, Israel e Mauricio iniciaram o empreendimento em 2007, em uma área nova e desafiadora, tinham toda a energia e coragem para criar e desbravar um novo segmento no nosso ecossistema, o de games e economia criativa. Hoje, a Aquiris é uma das maiores e mais reconhecidas empresas do segmento de games do Brasil, com clientes como Cartoon Network, Nickelodeon e Warner, além de criações próprias. Ao longo deste tempo, recebeu importantes aportes financeiros, como da CRP, ampliou sua equipe, área de atuação e ambientes de produção e desenvolvimento. A trajetória acadêmica e profissional do Israel Mendes, jovem estudante da Famecos na época da criação da empresa, representa bem o padrão de qualidade internacional que a Aquiris atingiu. De estudante em formação à um profissional de reconhecida competência de classe mundial. Um orgulho para nosso ecossistema e para nosso país, um dos heróis que inspiram outros jovens a desafiarem seus limites e terem a coragem de empreender e assim construírem a história da indústria de games e indústria criativa no RS e no Brasil“, destaca.

Para André Pase, Pós-doutor em Jogos Eletrônicos e professor da Famecos, a Aquiris sempre apresenta inovação e alta qualidade nos projetos. O professor conta que acompanha a desenvolvedora desde a chegada no Parque, em 2011. Anos mais tarde, a desenvolvedora se tornou parceira do curso de Especialização de Desenvolvimento de Jogos da PUCRS, promovido pela Escola Politécnica e pela Famecos.

Pase, que divide a coordenação do curso com o professor Marcelo Cohen, destaca o papel da Aquiris na especialização. “A Aquiris tem um programa bem legal de bolsas para os melhores alunos. Além de professores do curso que trabalham lá, muitas vezes profissionais observam os trabalhos dos alunos”, ressalta. 

O professor ainda destaca o desenvolvimento da Aquiris até o momento. “Se anos atrás era uma empresa escolhida para demonstrar o potencial da Unity com demonstrações técnicas, o que já era um feito, nesse período lançou até jogo em caixinha física para PlayStation e agora é uma das escolhidas da Apple para o Apple Arcade. Ou seja, tem esmero técnico e de conteúdo”, elogia.

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