07/01/2021 - 16h25

Startups vinculadas ao Tecnopuc são destaque por fazer a diferença no RS

O levantamento, realizado pelo Sebrae-RS e pelo Instituto Caldeira, visa fomentar o desenvolvimento de inovação e do empreendedorismo no estado

Imagem: Reprodução/Instagram

O Sebrae-RS e o Instituto Caldeira, por meio de uma parceria para fomentar a inovação e o empreendedorismo e disseminar cases de sucesso, realizaram um levantamento que destaca as startups gaúchas que mais fizeram a diferença no Rio Grande do Sul. O estudo leva em conta a análise do mercado de atuação de cada uma, considerando quais já estão consolidadas, escalando o negócio e entregando soluções para problemas reais desses mercados. Quatro startups instaladas no Tecnopuc são destaques no estudo: três healthtechs — Stargrid, Tummi e WebMed —, e uma fintech — Openbox.ai.

A lista traz cinco startups para cada uma das verticais, incluindo agronegócio (agritechs), varejo (retailtechs), indústria (indtechs), saúde (healthtechs), educação (edtechs), finanças (fintechs) e alimentos (foodtechs). O levantamento completo está disponível no site do Sebrae-RS

Segundo Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira, “essa seleção evidencia as startups que estão contribuindo para a transformação dos setores econômicos que são importantes para a nossa economia e que têm potencial de tornar o nosso ambiente mais inovador e mais preparado para o futuro”, afirma. 

Para Debora Chagas, Coordenadora Estadual de Startups do Sebrae-RS, “é importante que todos conheçam estas startups e o que está sendo desenvolvido em termos de inovação no Estado para que inspire novos empreendedores e, também, quem já está no mercado para olhar para a inovação como uma forma de melhorar os seus negócios”, considera.

Conforme Rafael Chanin, integrante do Tecnopuc Startups, esse resultado comprova o que já vem sendo observado nos últimos anos: o crescimento e a consolidação do mercado de startups no RS. Chanin enfatiza que esse avanço se dá “não apenas em áreas específicas, como a Tecnologia da Informação, mas também nas áreas da saúde e de finanças, por exemplo”. E acrescenta: “é muito gratificante, pois mostra que o nosso ecossistema de inovação e negócios está cada vez mais pujante e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado e do país”.

Segundo Flávia Fiorin, gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, “a riqueza do ecossistema, representada pelas startups destacadas, evidencia uma rede regional de conexões de negócios inovadores que vem crescendo de forma veloz e consistente ao longo dos últimos anos”, enfatiza. Fiorin ainda comenta a importância de termos um ecossistema de inovação e negócios forte no estado: “são resultados que nutrem não apenas os negócios individualmente, mas solidificam um ambiente propício ao desenvolvimento mútuo. Avançam os negócios, avança a sociedade gaúcha”, finaliza.

Saiba mais sobre as startups vinculadas ao Tecnopuc que foram destaque por fazer a diferença no RS:

StarGrid 

A StarGrid surgiu para solucionar um problema recorrente em ambientes hospitalares: escalas de trabalho manuais e com diferentes padrões de escolha, entre áreas e turnos. Em tempos de cirurgia robótica, a escala das equipes que compõem o bloco cirúrgico ainda é feita no papel. A plataforma torna as escalas de trabalho mais dinâmicas e eficazes. É uma solução de automação dos processos de gestão de escalas de trabalho, promovendo a melhoria da eficiência das jornadas, elevando a qualidade assistencial e o aumento da satisfação dos colaboradores. A Stargrid está presente em hospitais como Sírio-Libanês, Moinhos de Vento, Santa Casa e outros.

Tummi

O app Tummi administra a saúde do paciente com câncer durante o trajeto em relação à sua doença, principalmente em relação aos efeitos adversos relacionados à quimioterapia, onde o app – para cada efeito adverso relatado – avalia e responde ao paciente sobre o autocuidado, e o procurar ou não o atendimento médico e a emergência. Além de humanizar a jornada dos pacientes com câncer, possibilita a redução dos custos do sistema de saúde, principalmente as internações hospitalares.

WebMed

O WebMed é uma plataforma totalmente web capaz de auxiliar na gestão, organização e relacionamento dos processos de pagamento, feitos nos consultórios, clínicas, hospitais e operadoras de saúde, aumentando o controle sobre o faturamento de honorários, além de facilitar o dia a dia do trabalho de seus prestadores de serviço, como secretários/as, contadores/as, gestores/as, entre outros/as profissionais.

Openbox.ai

Por entender que o mercado de crédito do Brasil deve ser mais transparente e participativo na busca de soluções para clientes e investidores, a fintech de antecipação de recebíveis tem como diferencial a oferta de crédito empresarial com benefícios para empresas que praticam ações sustentáveis no dia a dia. Essa proposta visa revolucionar o mercado financeiro brasileiro, com soluções aliadas ao uso da Inteligência Artificial.

 

Fontes: Sebrae-RS e GZH.


Leia mais:

Tummi e Palma Sistemas são selecionadas para Programa de Incubação Brasil-Londres

Stargrid é selecionada para programa de aceleração da Ventiur

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias