06/01/2021 - 10h32

Alunos da Apple Developer Academy desenvolvem aplicativo para auxiliar no cuidado com as plantas

No Ginkgo App é possível adicionar o seu jardim com os dias de rega, quantidade adequada de água, nome, espécie e foto de cada planta

Motivados pelo comportamento das pessoas de permanecer mais tempo em casa e de criar novos hábitos que deixam os cômodos de suas residências e o seu cotidiano mais agradáveis, entre eles o de cultivar plantas, Joseana Suelen Mar, UI/UX designer, e Jobe Diego Dylbas dos Santos, desenvolvedor iOS, criaram o Ginkgo, um aplicativo que auxilia no controle de quais plantas precisam ser regadas em cada período e com a quantidade de água correta para cada espécie. O desenvolvimento do aplicativo ocorreu ao longo de suas aulas no Apple Developer Academy, programa do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), fruto de uma colaboração entre Instituto Eldorado e a Escola Politécnica da PUCRS, em parceria com a Apple.

No Ginkgo, que já está disponível na App Store para iOS, os usuários podem adicionar os seus jardins com os dias de rega, quantidade adequada de água, nome, espécie e foto de cada planta, e receber notificações nos dias corretos, o que evita o esquecimento e mantém as plantas saudáveis. O nome do aplicativo foi inspirado na árvore Ginkgo Biloba, planta conhecida por ser utilizada como fitoterápico para auxiliar na memória, concentração e saúde mental.

Para os estudantes da Apple Developer Academy, o principal desafio no desenvolvimento do aplicativo no período de pandemia, além da própria complexidade do projeto, foi a gestão do tempo: “respeitar o tempo e o processo de cada um da equipe foi uma das chaves para superar esse desafio”, consideram.

Além do seu objetivo principal, o Ginkgo também tem uma proposta de impacto social atrelada: cobrando um valor simbólico pelo aplicativo, a equipe é capaz de auxiliar projetos de organizações não governamentais (ONGs): “queríamos impactar a vida das pessoas, mesmo que de forma indireta, então uma maneira que encontramos para o Ginkgo transcender o meio virtual foi através da doação de uma parte do valor arrecadado na venda do aplicativo para ONGs”, contam. O restante do valor é totalmente utilizado na manutenção do aplicativo, e as doações são realizadas periodicamente e publicadas no Instagram do Ginkgo App.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias