05/01/2021 - 10h43

Tecnopuc e Instituto Ling oferecem formação online e gratuita em Arte e Tecnologia

Encontros abordarão inteligência artificial, experiências imersivas, gamificação, realidade aumentada e a intersecção entre a tecnologia e os diferentes gêneros artísticos

Em 2020, a tecnologia se mostrou ainda mais presente na vida das pessoas, permeando afetos, abraços, encontros, educação e trabalho, e a arte não ficou de fora. Foi possível, por exemplo, visitar museus e assistir a lives musicais e peças de teatro em plataformas digitais, entre tantas outras experiências de arte e tecnologia.

Acreditando que esta realidade veio para ficar, o Instituto Ling e o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), por meio do seu Laboratório de Criatividade, o Tecnopuc CriaLab, estão unindo esforços e abrirão, em 2021, uma formação que abordará temas como a aplicação de conceitos de inteligência artificial, experiências imersivas, gamificação, realidade aumentada e novas narrativas, além da intersecção entre a tecnologia e os diferentes gêneros artísticos. A pré-inscrição pode ser realizada neste link.

Será um programa para unir interessados/as nas diferentes aplicações das tecnologias emergentes e suas intersecções com a indústria criativa: artistas e estudantes de Artes que queiram conhecer as potencialidades dos recursos tecnológicos na produção cultural; profissionais e estudantes de áreas tecnológicas que tenham o desejo de contribuir com projetos artísticos e interessados/as em novas linguagens de produção cultural. O corpo docente será formado por professores/as e profissionais com reconhecimento e experiência nas temáticas envolvidas, que abordarão como as tecnologias emergentes podem contribuir para produção artística e também para segmentos de mercados da chamada indústria criativa, como design, arquitetura, varejo e comunicação. Confira mais informações sobre período de aulas, carga-horária e certificados no site.

Carolina Santos, Gerente do Centro Cultural Instituto Ling, lembra sobre a idealização do programa: “há algum tempo viemos pensando como podemos aproximar as tecnologias emergentes ao contexto da produção artística. Essa necessidade tornou-se mais urgente nesse difícil e imprevisível ano de 2020. Quando viemos colocar as nossas percepções sobre as potencialidades dessa aproximação, fomos muito bem acolhidos pela equipe do Tecnopuc CriaLab. A partir daí, começamos a construir essa jornada”, conta. Santos comenta também os diferenciais propiciados pela parceria com o Tecnopuc CriaLab: “outro ponto a ser destacado sobre a Formação em Arte e Tecnologia é a oportunidade da construção de protótipos e projetos nos laboratórios disponíveis na infraestrutura do Parque Cientifico e Tecnológico da PUCRS. Estamos muito animados com todas as possibilidades que virão dessa parceria”, enfatiza.

Ana Berger, Líder do Tecnopuc CriaLab, conta que o laboratório tem papel central nesta cocriação entre a Universidade e Instituto Ling: “atuamos na concepção da formação junto ao Instituto, identificando as principais tecnologias disruptivas que podem ser aplicadas no contexto artístico e estabelecendo a metodologia do programa”. Sobre as oportunidades de conexão que a PUCRS oferece para enriquecer o conteúdo e prática do programa, Berger complementa: “engajamos professores/as das escolas de Humanidades, Negócios, Politécnica e Artes, Comunicação e Design, bem como o Instituto de Cultura, que compartilharão conhecimentos que farão com que os participantes conheçam possibilidades e reflitam sobre como a arte pode ser potencializada por tecnologias e ambientes virtuais e digitais. O ecossistema de inovação da Universidade é único e diverso. Junto com o Instituto Ling vamos unir pessoas e criatividade para gerar inovação e impacto nas artes”, afirma.

Flávia Fiorin, Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, comenta que “a parceria com o Instituto Ling consolida o potencial da conexão do ecossistema de inovação e cultura em nossa região, explorando na plenitude a interdisciplinaridade entre organizações”, salienta.

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, destaca que a inovação tem como aspecto central a criatividade: “a formação oferecida por esta parceria entre o Instituto Ling e o Tecnopuc oferece uma oportunidade diferenciada de capacitação em artes e tecnologia, estimulando a criatividade por meio de processos, técnicas e ambientes criativos. Ao mesmo tempo aborda as possibilidades da inovação por meio de novas tecnologias no contexto artístico, como a criatividade como referência central para o desenvolvimento de inovações nos mais diferentes contextos. Do ponto de vista da Universidade, se insere nas diversas ações alinhadas com a educação continuada, oferecendo possibilidades de capacitação, reunindo docentes e pesquisadores/as das diversas Escolas da Universidade”, comenta.

Para Pedro Boeckel Mendes, Gerente de Projetos Tecnopuc CriaLab, há diversos benefícios na criação do programa neste momento da sociedade, onde as experiências são cada vez mais mediadas por instrumentos tecnológicos, o que é um processo desafiador: “a realização de uma formação multidisciplinar e aberta aos mais variados públicos busca criar vias de acesso e aproximação entre setores da indústria criativa com as (novas) tecnologias habilitadoras, criando espaços de conversação e discussão que não existiam anteriormente”, considera.

Sobre o Instituto Ling

O Instituto Ling é um Centro Cultural e entidade sem fins lucrativos voltada a investimentos em educação e cultura. O espaço reúne cursos, eventos, galerias, espaços multiuso e gastronomia em Porto Alegre, conectando pessoas através da arte e do saber há mais de 25 anos.