21/12/2020 - 15h37

Tecnopuc Usalab completa dois anos

Formação em saúde, pesquisas em saúde e testes em usabilidade são principais atividades do Tecnopuc Usalab

O Tecnopuc UsaLab, Laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde, gerido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia), está completando dois anos. Com estrutura de simulação realística de alta fidelidade, simulador de paciente (SinMan) e equipamentos de ponta, o Tecnopuc UsaLab tem como principais atividades a formação em saúde, pesquisas em saúde e testes em usabilidade. O laboratório conta com uma equipe interdisciplinar de técnicos/as, pesquisadores/as e professores/as, coordenado pela professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida PUCRS, Janete Urbanetto. Desde a sua inauguração, o Tecnopuc UsaLab já recebeu disciplinas da graduação e cursos externos, no prédio 96 do Tecnopuc, onde está localizado, e seguiu atuando durante a pandemia.

Flavia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc, ressalta a importância do Tecnopuc UsaLab para a pesquisa e para o mercado: “O Lab se destaca pela infraestrutura de ponta e pela qualificada equipe de profissionais que fazem os atendimentos, possibilitando colocar à disposição do mercado todo o conhecimento e expertise da Universidade a serviço de práticas em saúde”.

Cíntia Becker, coordenadora do Biohub PUCRS, afirma que “o Tecnopuc UsaLab é muito valioso para o ecossistema de inovação da Universidade, principalmente para a área da saúde, e ainda mais em um contexto de pandemia”. O Biohub é uma iniciativa da PUCRS, através do Tecnopuc, do Instituto do Cérebro – InsCer, do Hospital São Lucas – HSL e das Escolas da Universidade, que tem como propósito promover a inovação, conectando talentos e conhecimentos para gerar negócios inovadores em ciências da vida.