09/12/2020 - 13h34

Alunos do Apple Developer Academy desenvolvem aplicativo que auxilia na respiração

Já disponível, o WellMe tem o objetivo de promover momentos de tranquilidade por meio de exercícios de respiração

O início da pandemia e as questões relacionadas ao bem-estar e a saúde mental foram os pontos que motivaram o desenvolvimento do WellMe, aplicativo idealizado pelos alunos da Apple Developer Academy,  programa do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) que é fruto de uma colaboração entre Instituto Eldorado e a Escola Politécnica da PUCRS, em parceria com a Apple. 

O aplicativo, que foi desenvolvido de forma remota pela Daniela Reis, UI UX designer, e pelo Matheus Fogiatto, desenvolvedor iOS, tem como objetivo auxiliar e facilitar a prática dos exercícios de respiração promovendo ao usuário momentos de relaxamento e tranquilidade. “Vimos alguns outros aplicativos com a mesma proposta, tanto no iPhone quanto no Apple Watch, juntamos a maioria das coisas e tentamos colocar no WellMe tudo que faltava naqueles aplicativos”, explica Matheus. 

A dupla conta que o WellMe já disponibiliza alguns exercícios de respiração, mas, ainda assim, é possível que os usuários personalizem e escolham as práticas que preferem. “Temos algumas opções já existentes no aplicativo, como a respiração diafragmática, que é uma das ferramentas utilizadas pelos profissionais da saúde mental para o controle da ansiedade. Mas, além disso, possibilitamos a criação de novos exercícios, onde os tempos são escolhidos pelo usuário, permitindo, assim, uma prática personalizada”, ressalta Daniela.  

Além da possibilidade de personalização dos exercícios de respiração, o usuário do aplicativo pode escolher em que momentos prefere fazer os exercícios. “Podem ser colocadas notificações em qualquer horário do dia e em qualquer dia.”, contam. 

Daniela e Matheus explicam que o aplicativo também utiliza de recursos de animações que funcionam como guias para que os usuários do aplicativo possam seguir no momento do exercício de. “Criamos uma imagem e usamos as vibrações dentro do Apple Watch para que os usuários tenham um guia e saiba ver quando precisa expirar e inspirar”, conta Matheus. Já disponível, o WellMe pode ser baixado na App Store nas versões em inglês e português. 

 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias