27/11/2020 - 11h06

Startup de IA atende hospitais de cinco cidades do Brasil

NoHarm.ai já impactou mais de 4000 pessoas

Desenvolvida durante a pandemia, a startup NoHarm.ai já está atendendo oito hospitais distribuídos nas cidades de Porto Alegre, Passo Fundo, Belo Horizonte, Aracaju e Rio de Janeiro. Durante seu projeto de pesquisa, o doutorando da Escola Politécnica da PUCRS, Henrique Dias, criou a Noharm.ai. Desenvolvida em conjunto com a farmacêutica do Grupo Hospitalar Conceição, Ana Helena Ulbrich, a startup atualmente conta com oito voluntários que auxiliam na criação de curadoria da ferramenta. Hoje, a startup é parceira da Navi, hub de inteligência artificial localizado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). A Navi é uma iniciativa do Parque com a Wisidea Ventures.

Dias explica que um dos principais trabalhos da NoHarm.ai é agilizar e dar segurança ao trabalho da Farmácia Clínica dentro dos Hospitais. “Ela é uma ferramenta que traz diversas inteligências para a farmacêutica, desburocratizando o processo de revisão das prescrições medicamentosas”, afirma. 

Em um ano atípico, ele conta como foi atuação da NoHarm.ai em meio a pandemia. “Ficamos surpresos com a participação nas diversas lives e congressos virtuais que fomos chamados. Facilita muito quando podemos fazer as apresentações de forma remota”, até o momento a Startup apresentou 12 aulas e lives. Além disso, para ele, treinar as farmacêuticas de forma remota também foi outro ponto de destaque. “Isso foi positivo, pois era possível gravar todos os treinamentos e disponibilizar para elas o vídeo”, comenta.

 Até o momento, a NoHarm.ai atendeu cerca de 3.230 leitos e 1.105 leitos do SUS, um total de 4.235 pessoas impactadas pelo projeto. Para 2021 um dos objetivos da Startup é ampliar os leitos públicos. “No início focamos em dar estabilidade financeira para nossa operação e agora queremos devolver esse benefício para os hospitais públicos”, explica Dias. Para 2022 a previsão é que a ferramenta atenda cerca de 40 hospitais. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias