30/10/2020 - 18h07

Conheça a Localpass: plataforma gaúcha de busca e reserva de espaços

A startup traz a possibilidade de comparar diversas opções e diminuir a ociosidade das locações

Equipe da Localpass | Arquivo pessoal

A Localpass, startup instalada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), nasceu da necessidade de encontrar espaços disponíveis para locação avulsa de forma prática e segura. A proposta é fazer o intermédio entre quem deseja locar um espaço para trabalhar ou realizar eventos e empresas ou pessoas físicas que possuem estes espaços e desejam locá-lo por hora, turno, dia ou mês. Para facilitar e agilizar o processo de locação, a Localpass lançou o seu site, onde o usuário consegue filtrar e visualizar todos os espaços disponíveis para reserva. A startup participa do Programa Road do Tecnopuc, que auxilia empreendores/as a partir da construção de um MVP funcional, validação de hipótese e formalização da empresa.

Uma solução prática para a locação de espaços

A startup surgiu de conversas entre as sócias e alumnis PUCRS Alissa Zani, Gabriella Madruga e Daniela Lima sobre a necessidade de encontrar uma plataforma para locação avulsa: “lembramos das nossas experiências, de quando precisávamos locar um espaço para realizar algum evento, tanto pessoal quanto profissional, o quão trabalhoso e burocrático era. Fazer uma cotação de um espaço, perguntar sobre a disponibilidade, entrar em contato com cada local, era um processo moroso que acabava se estendendo por dias”, conta Gabriella. Atualmente também faz parte da equipe o desenvolvedor Rodrigo Mathias, alumni PUCRS, que participou do desenvolvimento da plataforma e trabalha com a startup.

Além da dificuldade para locação, a equipe da Localpass viu a oportunidade criar uma solução para outra situação: consultórios com períodos ociosos. Uma das sócias, Daniela, possui uma clínica e vivenciava esta realidade: ”sabemos que nem todos os profissionais utilizam o seu espaço 100% do tempo do horário comercial. Muitas vezes os/as profissionais acabam utilizando somente um turno, e o espaço fica vazio nos horários restantes. Com a locação, o espaço pode gerar renda extra para o/a proprietário/a”, comenta Daniela.

Consolidação do projeto e lançamento do website

A startup foi modelada em torneios de empreendedorismo da PUCRS e do Sebrae-RS como um site marketplace. Gabriella relembra que esses foram momentos muito importantes para que a equipe conseguisse seguir com a criação da Localpass: “nesse período iniciamos a criação do nosso MVP e desenvolvemos o nosso modelo de negócio. Para a nossa surpresa, nos dois torneios obtivemos destaque com o projeto da Localpass”, comemora a sócia.

Atualmente, o principal propósito da startup é ampliar possibilidades, permitir o acesso a locais inusitados e propiciar formas impensadas de usufruir de um mesmo espaço. “Somos não só um buscador de locais, somos também um buscador de experiências”, enfatiza Gabriella. O site conta com opções de espaços para confraternizações, treinamentos, reuniões, feiras, eventos sociais, consultórios, salas para reuniões e coworking, trazendo diversas possibilidades para profissionais autônomos/as, empresas e pessoas físicas. Conheça as vantagens de utilizar a plataforma:

Vantagens para o usuário:

• Visualizar os mais variados espaços em uma única plataforma;
  • Conhecer espaços novos;
  • Ter acesso a espaços particulares, oferecidos para compartilhamento;
  • Mais praticidade e menos tempo gasto em procura;
  • Possibilidade de comparar diversas opções de espaços e encontrar o melhor custo benefício;
  • Flexibilidade e locação conforme a necessidade;
  • Solicitação de reserva em poucos clicks.

Vantagens para os locais:

• Divulgar espaços com praticidade;
  • Diminuir a ociosidade;
  • Aumentar o faturamento;
  • Visibilidade no marketplace, diminuindo o tempo e os recursos gastos com divulgação;
  • Centralização reservas;
  • Possibilidade de renda extra.

Equipe da Localpass

Alissa Soares Zani: atua nas reservas e atendimento ao cliente. É graduada em Administração de Empresas pela PUCRS e pós-graduada em Marketing e MBA em Gestão Comercial.

Daniela Lima Gomes: atua na prospecção. Daniela é psicóloga formada na PUCRS e pós-graduada em Terapia Sistêmica e Psicologia Escolar.

Gabriella Rassier Madruga: atua no marketing e na gestão de redes sociais. É graduada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela PUCRS.

Rodrigo Mathias: responsável pelo desenvolvimento da plataforma. Graduado em Sistemas de Informação pela PUCRS e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos.