26/10/2020 - 14h36

Go.GlobalX: Programa vai desenvolver negócios inovadores com potencial de impacto global

Nesta quarta-feira, 28 de outubro, ocorre o lançamento do Go.GlobalX, um programa de aceleração que tem como propósito desenvolver ideias de negócios inovadores com potencial de impacto global. A iniciativa é uma parceria do Sebrae, da Unicred e das três Universidades que compõem a Aliança para Inovação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), através de seus Parques Tecnológicos. Potenciais empreendedores, empreendedores e pesquisadores com uma ideia que se encaixe no programa poderão realizar a inscrição na página http://bit.ly/GoGlobalx. Serão selecionadas até 80 ideias de negócio. O lançamento será no Youtube do Go.GlobalX, às 14h de quarta-feira, 28. Para assistir, acesse: bit.ly/YoutubeGoGlobalx.

Durante o programa, as equipes terão acesso a mentorias com profissionais vinculados aos parceiros dos ecossistemas de inovação e convidados, tanto do Brasil como do exterior. As equipes poderão utilizar espaços e serviços disponibilizados pelos parceiros do programa para auxílio no desenvolvimento dos seus projetos.

O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, destaca o caráter inédito da ação, que integra as três principais universidades do Rio Grande do Sul, Unicred e Sebrae RS, convergindo forças numa estratégia única de aceleração de negócios. “Iremos apoiar a pesquisa, desenvolvimento e tecnologia de empresas de pequeno porte em estágio inicial, mas com potencial de alcance global. Nesse momento em que enfrentamos a crise mais desafiadora desde a Segunda Guerra Mundial, é fundamental unirmos esforços, aproveitando o know how de cada um, para contribuir com empreendedores e empresas que estão visualizando e aproveitando oportunidades que surgem no meio das adversidades”.

Para o Diretor de Produtos e Tecnologia da Unicred do Brasil, Luis Schuler, o Go.GlobalX incentiva e concilia a inovação e o empreendedorismo de forma exponencial, pois transcende as fronteiras de atuação dos parceiros envolvidos, utilizando a excelência de cada um para potencializar o projeto. “A Unicred sempre foi regida pela inovação e pelos princípios cooperativistas, isso aliado aos parques tecnológicos de renomadas instituições de ensino, juntamente com o protagonismo do SEBRAE no tema empreendedorismo, temos certeza que há enorme potencial de resultados com o projeto Go.GlobalX. Podemos, sim, alcançar escala global”, ressalta.

Membro do Comitê Estratégico da Aliança para a Inovação, que une a UFRGS, a Unisinos e a PUCRS em ações na área de Inovação, Jorge Audy destaca que o Go.GlobalX é um projeto ousado e que visa preparar e viabilizar que empresas de pequeno e médio porte atuem em mercados competitivos globais, ampliando os horizontes de crescimento e de geração de resultados para startups do ecossistema gaúcho de inovação. “Como resultado, as Universidades da Aliança, também protagonistas do Pacto para Inovação de Porto Alegre, em importante parceria com o Sebrae e apoio da Unicred, contribuem no fortalecimento do nosso ecossistema, tendo como foco os mercados globais, ativando novos negócios e geração de riqueza em nosso Estado”, complementa Audy.

Segundo a diretora do Parque Zenit da Ufrgs, Roberta Bussamara, o projeto tem como objetivo impulsionar negócios, atuando como um catalisador na transformação de conhecimento científico em negócios de alcance global. Há uma infinidade de oportunidades de inovação a ser descoberta e desenvolvida. “Visamos contribuir com a sociedade brasileira no impulsionamento de idéias inovadoras, formação de recursos humanos com cultura empreendedora, integração entre ciência e empreendedorismo bem como a criação de novas oportunidades econômicas e sociais em áreas ainda não atendidas em toda a sua plenitude ou emergentes nos mercados globais”, destaca.

De acordo com o Gestor de Negócios e Relacionamento do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Rafael Prikladnicki, este projeto articulado entre os três parques, o Sebrae e a Unicred visa desenvolver startups em escala global. “O Brasil produz bastante conhecimento com potencial de transformar em riqueza. Estamos unindo a experiência acumulada das nossas instituições para fazer isso em escala, com alcance global. É um arranjo inédito para contribuir com o desenvolvimento social e econômico do nosso país”.

Para a diretora do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, Susana Kakuta, o Go.GlobalX é inovador, especialmente por dois aspectos: reúne o sistema único de conhecimento acumulado nas nossas instituições, em como fomentar o empreendedorismo de inovação; e por acelerar, por meio de um conjunto diferenciado de instrumentos, a existência de startups que nascem com foco global de atuação. “Estamos contribuindo para que tenhamos uma formação de PIB mais qualificada, que resulta em melhoria da qualidade de vida para os brasileiros”, destaca.

Como funcionará a seleção?

As ideias serão avaliadas por um comitê técnico, composto por profissionais dos parceiros envolvidos no programa e especialistas convidados, todos com conhecimento técnico e/ou de negócios. O julgamento dos projetos será realizado levando em consideração o atendimento ao objetivo do programa, preenchimento completo e adequado do formulário indicado e aspectos relacionados à equipe, mercado, potencial inovador e vídeo de inscrição.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias