22/10/2020 - 11h20

Curso do IFRS Campus Viamão recebe nota máxima do Enade

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (CSTGA) do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), instalado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) em Viamão, recebeu nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), sendo o único CSTGA a obter o conceito 5 no Rio Grande do Sul (RS). O resultado dos indicadores de curso referente à edição 2019 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O RS teve um total de 592 cursos avaliados e apenas 6,25% obtiveram nota cinco. Dos 37 cursos com a nota máxima, 29 são de instituições públicas federais. Dos 13 cursos participantes no IFRS, o de Gestão Ambiental do Campus Viamão foi destaque, juntamente com o curso de Engenharia Mecânica do Campus Rio Grande, que também obteve a nota cinco.

O diretor-geral do campus, professor Alexandre Vidor, ressaltou os fatores que, segundo ele, fizeram com que o curso tenha recebido o maior conceito do Rio Grande do Sul para Gestão Ambiental. “É reflexo da qualidade da formação cidadã e profissional do conjunto de estudantes. É reflexo da excelente capacidade e desempenho de uma equipe de educadoras e educadores firmemente comprometidos com uma educação transformadora e inclusiva. É reflexo de pertencimento institucional. Podemos afirmar, sem medo de errar, que em Viamão formamos os melhores, entre os melhores, em Gestão Ambiental, do Rio Grande do Sul e do Brasil”, celebra Vidor.

O gestor do Tecnopuc em Viamão, Julio Ferst, parabeniza o IFRS pela conquista: “É muito importante para o município. O Tecnopuc em Viamão trabalha intensamente para contribuir com este desenvolvimento do IFRS, criando e mantendo um ambiente saudável e inspirador no forte elo que liga esta instituição ao nosso ecossistema”.

A avaliação no Campus Viamão foi realizada com os 21 concluintes da primeira turma do CSTGA, que teve início em 2017. Segundo o relatório, 75% deles afirmaram que “foram oferecidas oportunidades para os estudantes participarem de programas, projetos ou atividades de extensão universitária”, 73,9% deles responderam que “foram oferecidas oportunidades para os estudantes participarem de projetos de iniciação científica e de atividades que estimularam a investigação acadêmicas” e para 73,9% “o curso possibilitou aumentar sua capacidade de reflexão e argumentação”. No Brasil, os percentuais respectivos ficaram em: 42,5, 37,8 e 56,6.

Saiba mais

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Acesse os resultados do Enade 2019

Sobre o Campus

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito que se propõe a fornecer ensino humanizado, crítico e cidadão. Oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão.

No total, são cerca de 27 mil alunos e 200 opções de cursos (confira aqui). Tem aproximadamente 1.150 professores e 990 técnicos-administrativos. Atualmente, o Campus Viamão oferta dois cursos superiores – Tecnologia em Gestão Ambiental e  Tecnologia em Processos Gerenciais; dois cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio – Administração e Meio Ambiente; e três cursos técnicos nas modalidades subsequentes – Administração, Meio Ambiente e Serviços Públicos. No IFRS -Campus Viamão são atendidos mais de 600 estudantes nos cursos regulares.