01/10/2020 - 15h16

Tecnopuc é Top of Mind pelo 2º ano consecutivo

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) ficou em primeiro lugar pelo 2º ano consecutivo na categoria Parque Tecnológico do Top of Mind. O Parque recebeu 56% de indicações de todos os respondentes, ampliando os 49% do ano passado. A pesquisa de marcas é realizada pelo Grupo Amanhã desde 1991. Além de estar na lembrança das pessoas entre os parques tecnológicos, a PUCRS foi eleita a marca mais amada entre as universidades privadas e museus do Rio Grande do Sul. Estes foram os reconhecimentos conferidos pela pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, dia 1º de outubro. A pesquisa completa está disponível no link.

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, destaca: “ficamos muito felizes por mais este reconhecimento e pelo expressivo resultado na pesquisa deste ano. Isto reflete a visão da nossa Universidade, que tem como intenção estratégica a inovação e o desenvolvimento. E que o Parque Científico e Tecnológico é uma das expressões do nosso ecossistema de inovação e empreendedorismo da PUCRS, que envolve a Universidade como um todo”.

Organizações parceiras do Parque também receberam destaque expressivo: Sicredi, como cooperativa de crédito, recebeu o expressivo resultado de 69,7%; a Unimed RS, que venceu nas categorias Plano de Saúde (63,6%), Plano Odontológico (10,3%), e Clínica Médica (31,2%);  o Sebrae, em 1º lugar (34%) na categoria Incentivo ao Empreendedor; e o Banrisul, marca mais lembrada na categoria banco, com 32,7%.

O estudo revela a força das marcas na mente dos gaúchos por meio de padrões metodológicos e costuma antecipar tendências. As entrevistas presenciais foram realizadas em todas as regiões do Estado e foram ouvidas pessoas de ambos os sexos, com idade entre 16 e 65 anos, e de todas as classes sociais, conforme os indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as universidades privadas, a mais amada

A PUCRS é destaque na categoria Universidades Privadas no Love Brands RS, método aplicado para identificar as marcas mais amadas do Rio Grande do Sul. Com metodologia semelhante a do Top of Mind, que questiona a marca mais lembrada, no Love Brands é perguntado aos entrevistados a marca a qual mais ama de cada categoria investigada.

“Por tudo o que a nossa Universidade realiza para a comunidade, por meio da educação, de ações empreendedoras e inovadoras e de iniciativas de cunho social, fez com que esse amor à instituição seja verdadeiro. É uma imensa felicidade termos esse sentimento da população, pois sinaliza que contribuímos de maneira significativa nas vidas de muitas pessoas”, celebra Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS.

O museu na lembrança dos gaúchos

Pelo quinto ano seguido, no Top Porto Alegre, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) foi o mais lembrado na categoria Museu. “Este resultado indica que estamos no caminho certo ao transmitir cultura e conhecimento à sociedade. O atendimento de qualidade ao nosso público sempre será a nossa meta”, comenta Carlos Lucena, diretor do MCT.