25/09/2020 - 15h33

Toth Lifecare é eleita startup inovadora do ano em prêmio da Fapergs

A Toth Lifecare, startup instalada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), venceu o Prêmio Fapergs na categoria Startup Inovadora do ano. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SICT) divulgou os nomes que foram selecionados com a participação do comitê de assessores científicos da Fapergs e do comitê especial. Instituições de pesquisa, ensino, empresas e institutos realizaram 156 indicações para 12 categorias de premiação. Este é o maior número de indicações de todas as edições do Prêmio.

Eduardo Marckmann, CEO da Toth Lifecare e Mestre em Economia pela PUCRS, afirma que a empresa tem o espírito voltado para pesquisa e inovação no seu DNA. “Somos uma empresa que foi fundada inicialmente como um escritório de pesquisa e desenvolvimento, prestando serviços para outras empresas do setor de  saúde”, relembra Marckmann. Sobre o prêmio, ele diz que representa o reconhecimento de que estão no caminho certo, e que o esforço da pesquisa, da criação de patentes e das parcerias com Universidades são o caminho para a criação de uma empresa sólida. “Ficamos muito felizes com a homenagem, ainda mais em um ano muito difícil para todos, mas que estamos fazendo nossa parte fabricando, projetando e entregando equipamentos médicos brasileiros”, destaca.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carla Bonan, salienta: “O Prêmio Pesquisador Gaúcho da FAPERGS, especialmente nesta categoria, expressa a importância da pesquisa e da transferência do conhecimento, gerando desenvolvimento e soluções para a sociedade. Portanto, o prêmio recebido pela Toth é um reconhecimento importante ao trabalho da empresa e ao ecossistema de inovação da PUCRS, conectando a Universidade, empresas e sociedade”.

O líder do Tecnopuc Startups, Leandro Pompermaier, comenta: “É um orgulho ter startups como a Toth no ecossistema do Tecnopuc. Esse reconhecimento só mostra todo o trabalho da equipe no desenvolvimento de tecnologias que apoiem a sociedade. É para isso que o ambiente do Tecnopuc existe”.

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, comenta: “O Prêmio Fapergs que o Eduardo está recebendo em nome da Toth é motivo de muito orgulho para todos nós do ecossistema de inovação da PUCRS. A Toth é uma startup que atua na área de saúde e tem desenvolvido projetos muito arrojados, gerando novos equipamentos e ações em parceria com Universidades, grandes empresas e outras startups. O Prêmio Fapergs é o prêmio de maior prestígio no nosso Estado aos pesquisadores e possui uma análise científica do mais alto nível na escolha dos agraciados, o que somente reforça a qualidade e relevância do trabalho da Toth aqui no ecossistema de inovação da PUCRS”. 

Sobre a Toth Lifecare

A Toth Lifecare surgiu em 2008, fruto da união de profissionais com ampla experiência na criação de equipamentos médicos. A localização estratégica da empresa já é um diferencial competitivo no mercado. Estruturada no Tecnopuc, a Toth Lifecare tem foco na pesquisa e desenvolvimento de equipamentos médicos, sempre com o objetivo de oferecer ao mercado, aos médicos e, consequentemente, aos pacientes e consumidores, produtos seguros, confiáveis e inovadores.

Sobre o Prêmio FAPERGS

O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020 celebra 10 anos de reconhecimento ao trabalho dos pesquisadores e suas contribuições para o desenvolvimento do Estado com o tema que acompanha a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação – MCTIC: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”. E nesta 10ª edição, em decorrência da pandemia, as comemorações acontecerão em um novo formato, mas mantendo o mesmo destaque em valorização à ciência como ferramenta para a melhoria de vida das pessoas.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias