04/12/2019 - 14h47

Projeto de inclusão de pessoas trans na TI inicia nesta quinta

transforma-1-1092x655O projeto EducaTRANSforma promove a capacitação profissional para pessoas transgênero (transexuais, travestis, não bináries e intersexo) e sua inserção no mercado de TI. A ação se dá através de treinamentos gratuitos oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), iniciativas complementares e articulações das pessoas voluntárias com empresas.

A abertura do projeto ocorre nesta quinta-feira, 5 de dezembro, em evento no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). O primeiro módulo da formação acontece de dezembro de 2019 até abril de 2020, alternando aulas na UFRGS e workshops e palestras no Tecnopuc.

O objetivo é que os alunos sejam capazes de exercer habilidades de resolução de problemas através da tecnologia da informação, e adquiram conhecimentos da lógica de programação e codificação de interfaces com HTML, CSS e Javascript. Como projeto final, os alunos deverão construir um portfólio digital, que servirá como cartão de visitas virtual às empresas interessadas nos talentos da turma. No próximo módulo estão previstos conteúdos como banco de dados, programação web, mobile e fundamentos de design e qualidade de software.

Além dos treinamentos práticos, o projeto oferece workshops com temáticas como protocolo de hormonização, saúde de pessoas trans e carreira, apoio psicossocial e preparação das empresas através de treinamentos corporativos e ações de inclusão. Para Noah Scheffel, idealizador do projeto, mais do que capacitações técnicas, a meta é “proporcionar dignidade, conhecimento e remuneração para tirar essas pessoas da vulnerabilidade que elas sofrem devido à transfobia social”. A iniciativa conta com cota de patrocínio para organizações interessadas em contribuir com o projeto e aumentarem a diversidade de suas equipes. Mais informações em http://educatransforma.com.br.