25/11/2019 - 16h21

Conhecidos os vencedores do Hackathon da Educação

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

O projeto desenvolvido por um grupo de oito jovens foi escolhido o vencedor do Hackathon da Educação, que ocorreu dessa sexta, 22, até este domingo, 24, em Porto Alegre. A maratona de tecnologia, denominada Juntos por Transparência e Dados Abertos para a Educação, é uma iniciativa da prefeitura e do Pacto Alegre, com realização do Sicredi. Durante 48 horas, cerca de 50 profissionais de design, marketing, programação e ciência desenvolveram ferramentas para ajudar os pais ou responsáveis a escolherem a melhor escola para seus filhos. O evento foi realizado na PUCRS, com apoio do Tecnopuc.

Neste domingo, os profissionais apresentaram os trabalhos a uma banca formada pelo diretor de Inovação da prefeitura, Paulo Renato Ardenghi, o superintendente de Inovação da PUCRS, Jorge Audy, o cientista de dados Ricardo Cappra e a especialista em educação do Sicredi, Keyla Rodrigues. “A pauta da educação é muito importante para nós e ainda temos muitas lacunas para preencher. Quanto mais pessoas, mais jovens e mais empresas interessadas em melhorar a estrutura pública, tenho certeza de que acontecerão as mudanças necessárias para a cidade. Todos são vencedores”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior, que participou da entrega do prêmio neste domingo.

O primeiro colocado levou um prêmio de R$ 5 mil e o segundo, de R$ 3 mil. Os critérios de avaliação  levaram em conta o impacto para os pais e a sociedade, execução técnica, interface e acessibilidade. No primeiro dia do encontro, foram formados seis grupos compostos por oito pessoas de diferentes áreas de atuação. Cada equipe foi desafiada a elaborar uma plataforma que cumprisse o objetivo proposto, sob a mentoria de especialistas.

A equipe formada por Greice Cristina Paz Vargas, Jonas Fragoso, Matheus Ligabue da Silva, Lucas Cardoso Santos, Gabriel Figlars, Doris Barbosa, Jeferson Romano e Cássio Giehi da Rosa foi a vencedora. “O tema educação foi o que mais nos motivou a participar, pois pode causar um grande impacto na sociedade”, diz Jonas, um dos vencedores. “Quero agradecer a estes jovens que construíram algo especial durante estes dias. É uma semente que está sendo plantada. Tem muita coisa boa para fazer na cidade.

Quando se dedica a buscar fazer o bem, muita coisa boa acontece”, destaca o diretor executivo da Sicredi União Metropolitana RS, Gerson Kunkel. A plataforma terá dados como propostas pedagógicas, número de alunos, valores das mensalidades (nas particulares), infraestrutura, etc.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias