07/05/2019 - 15h32

Três Perguntas de Kim Gesswein (Paim) para Eduardo Peres (DBServer)

Kim Gesswein (KG): Como vocês escalam a inovação pesquisada no DBLab para o restante da DBServer?

Eduardo Peres (EP): A disseminação da cultura de inovação para toda empresa é um desafio importante em nossa jornada de transformação digital. Do ponto de vista inspiracional, o DBLab funciona de portas abertas para que nossos colaboradores possam conhecer e interagir com os experimentos ali construídos. Para irmos além, criamos um programa de capacitação para compartilhamento dos conhecimentos e das tecnologias que utilizamos, como Internet das Coisas, Realidade Espandida e Machine Learning. Desta forma os colaboradores voltam a seus projetos conectados a diferentes possibilidades de agregar valor pelo viés da inovação tecnológica. Em um terceiro nível, estamos organizando um programa de incubação de projetos onde os colaboradores poderão propor problemas e desafios a serem explorados junto com a equipe da Unidade de Inovação usando técnicas de Design Thinking, Lean Startup e Agile.

KG: Onde você enxerga a DB em 5 anos?

EP: Nos últimos 5 anos a DB teve um crescimento anual consecutivo de 25%, característica de empresas hoje conhecidas como scale-ups. Para os próximos 5 anos eu enxergo a DB mantendo este crescimento de forma sustentável e escalável, consolidando seu posicionamento Desgin+Build e seu propósito de empresa centrada nas pessoas. Neste contexto, nossa visão de organização que aprende e nossas políticas de inclusão e diversidade são direcionadores radicais para a continuação de nossa jornada.

KG: Quais as rotinas do DBLab para melhor usufruir da estrutura do Tecnopuc em termos de relacionamento com outras empresas e com a Universidade?

EP: Viemos para o TECNOPUC em 2004 por acreditarmos na força das conexões entre as empresas, Universidade e pessoas. Desde então já realizamos muitos projetos com empresas de todos os portes instaladas no parque, de startups a empresas âncora. Nossa interação com as Escolas e Unidades da PUCRS tem nos ajudado muito, desde a capacitação de estudantes até a concepção de novos modelos de negócio. Do ponto de vista do fomento à inovação, estamos orquestrando a formação de um Hub de Inovação com a participação de outras empresas do TECNOPUC que tenham características técnicas complementares e compartilhem nossa visão de rede, compromisso e responsabilidade. O DBLab está sempre de portas abertas para visitas e interações.