02/04/2019 - 16h51

Sexta edição do Startup Garagem inicia na PUCRS

Evento de abertura reiterou a importância do modelo de negócios para a concretização de novos empreendimentos

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PRÓXIMA EDIÇÃO

“Um projeto feito a muitas mãos para pessoas com ideias e sonhos de transformar”. Foi assim que Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, definiu o Startup Garagem. O Programa de Modelagem de Negócios promovido pela Área de Desenvolvimento de Startups do Tecnopuc começou nesta segunda-feira, dia 1º de abril, e reuniu os participantes no Living 360º, novo prédio no Campus da PUCRS, para evento de abertura. Esta edição conta com 18 projetos e mais de 50 participantes.

Quem comandou o encontro foi Rafael Chanin, integrante da equipe do Tecnopuc Startups e coordenador do Startup Garagem. Ele evidenciou detalhes importantes sobre a participação no programa, além de compartilhar insights sobre a formação de novos negócios em geral. “Quem valida a ideia de vocês é o mercado”, comentou, salientando a importância da testagem de produto. “Tem que ter coragem para ouvir esse feedback e estar aberto a quebrar paradigmas, para, assim, ajustar nossos modelos”.

Prikladnicki motivou os participantes a verem o Startup Garagem como uma oportunidade para criar negócios sustentáveis, ultrapassando as fronteiras de um modelo de negócio. “Tivemos projetos que saíram daqui e ganharam o mundo. Queremos que o programa inspire vocês”, afirmou.

Gabriele Formighieri, analista de projetos de inovação e empreendedorismo do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (IDEAR), também compartilhou sua visão sobre a importância do Startup Garagem como ferramenta de consolidação da atitude empreendedora. “Trabalhamos para colocar o empreendedorismo como competência”, mencionou. Um dos prêmios do Torneio Empreendedor, competição de projetos de impacto social realizada pelo IDEAR, é a participação garantida no Startup Garagem.

Por fim, Christian Lykawka, fundador da Rockhead Games, apresentou a empresa como um case de sucesso do Tecnopuc. O estúdio começou no Parque como uma startup incubada e hoje já conta com mais de 10 milhões de downloads de seu principal game mobile, o Startlit Adventures.

Lykawka também comentou sobre as transformações que ocorreram no mercado desde suas primeiras experiências como empreendedor. Além disso, compartilhou alguns aprendizados que adquiriu durante sua trajetória, mencionando o quão importante é a adaptabilidade perante mudanças e a necessidade de achar um valor no seu trabalho, para assim viabilizá-lo.

WhatsApp Image 2019-04-01 at 15.16.21

A tarde terminou com uma visita ao Tecnopuc. Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os colegas, além de explorar o Parque e conhecer as estruturas e benefícios dos quais podem usufruir a partir de agora.

O Startup Garagem conta com três encontros semanais. Durante as atividades, os participantes receberão mentorias especializadas sobre temas essenciais para o amadurecimento de suas ideias, marketing, finanças e modelagem de negócios. No dia 12 de junho, os finalistas apresentarão seus projetos no Pitch Day, evento que marca a conclusão do programa. Lá, poderão apresentar seus projetos para investidores como WOW, Ventiur e Sebrae RS, além de concorrerem ao grande prêmio: um fast pass para o Programa de Pré-incubação de Startups do Tecnopuc, dispensando as etapas de inscrição, avaliação e banca de seleção.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas