18/10/2018 - 15h27

Três Perguntas de Alexandre Samberg Filho (Netwall) para Fábio Ellwanger (codeHB)

Nesta edição, o diretor de projetos da codeHB, Fábio Ellwanger, responde às perguntas de Alexandre Samberg Filho, diretor comercial da Netwall. Na próxima edição, quem responde é Fábio Barboza, cofundador da Kobe.

Alexandre Samberg: A internacionalização que a codeHB fez para o Reino Unido e a França traz também benefícios e diferenciais ao mercado nacional?

Fábio Ellwanger: Com certeza, o fato de termos escritórios fora do país acaba nos ajudando muito no mercado nacional. Mais de uma vez já aconteceu de estarmos atendendo um cliente do Brasil e chegarmos em um ponto que precisávamos de novos insights para propor algo novo. Nesse momento, sempre acionamos o escritório de Londres para dividir com eles a problemática e para que possam nos ajudar a fazer um benchmarking no mercado europeu. Isso não se limita a produtos e tecnologias que existem lá e ainda não chegaram aqui, mas também a processos e novas formas de resolver problemas que ainda não são praticadas por aqui. Outro ponto importante que nos traz um diferencial pela atuação global é o fato de podermos atuar em projetos que devem rodar mundialmente: tendo time aqui e lá fora, fica mais simples o desenvolvimento do projeto e a posterior sustentação.

AS: Na apresentação institucional da codeHB e no próprio site parece haver uma ligação muito próxima da empresa com a Microsoft. Qual o objetivo dessa relação? Isso não acaba deixando muito restrito o mercado de atuação?

FE: Existe uma ligação muito próxima com a Microsoft pois vemos essa relação como uma parceria estratégica para nós. Já fazem alguns anos que estamos nos especializando no desenvolvimento de software utilizando plataformas Microsoft, buscando qualificação e certificando o time nas tecnologias. Um movimento que vimos primeiro no mercado europeu foi a disseminação do Office365 já há alguns anos e, recentemente, isso também aconteceu no Brasil. Com base nesse movimento, nos especializamos em ajudar as organizações a tirar o melhor proveito da suíte do Office365, que é uma plataforma muito robusta e pode proporcionar muitos benefícios desde que bem usado e aplicado. Em suma, essa relação próxima e de parceiro da Microsoft nos apoia diretamente no desenvolvimento de soluções de negócio nas plataformas Microsoft, como o Microsoft SharePoint, CRM Dynamics e Power BI.

AS: Em um ambiente tão competitivo que é o de fábrica de software, como vocês se diferenciam dos concorrentes e se mantêm sem ter produtos e trabalhando somente com projetos de software customizado?

FE: Esse é um grande desafio nesse mercado tão competitivo e de grandes players. Entretanto, nos diferenciamos em proporcionar sempre manter uma relação muito próxima e objetiva com o cliente: fazemos uma imersão no contexto do cliente para mantermos uma comunicação ágil e fluida, sem burocracias. O nosso processo de trabalho é realmente um diferencial apontado pelos clientes. Outro ponto crucial que nos diferencia com relação aos concorrentes é a nossa qualificação. Temos 90% dos profissionais certificados e especializados em tecnologias da plataforma Microsoft, além de sermos Microsoft Partner há muito tempo. Ao longo dessa caminhada de 12 anos de empresa, fomos nos tornando referência no desenvolvimento de software no sul do Brasil e agora estamos buscando esse espaço lá no mercado inglês.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias