29/06/2018 - 15h38

Aplicativo criado por estudantes da Apple Developer Academy auxilia treinos de musculação

hercules-team

Estudantes da Apple Developer Academy, um projeto da empresa americana com a PUCRS, instalado no Tecnopuc, lançaram o Hercules, aplicativo que possibilita a criação de treinos personalizados de musculação. A proposta é facilitar e flexibilizar o processo de registro de exercícios, realizado anteriormente em fichas de papel. Os desenvolvedores são Jonata Correa dos Santos e Guilherme Augusto Ames Girotto, da Escola Politécnica da PUCRS; Bruno Sartori Quadros, da Unisinos; e Guilherme Carlos Matuella, do Senac/RS.

O Hercules permite que seus usuários cataloguem treinos customizados, além de cadastrar e monitorar seus resultados. “É comum que os praticantes de musculação realizem o mesmo exercício dezenas de vezes, repetindo pesos e séries. Mas isso não traz os efeitos esperados”, explica Quadros. Os dados registrados são utilizados para mostrar a evolução ao longo do tempo. Com base na técnica da sobrecarga progressiva, o app propõe ao usuário desafiar o seu corpo e tirá-lo da sua zona de conforto, identificando pontos fracos do treinamento e otimizando resultados.

O aplicativo já está disponível gratuitamente na App Store.