03/08/2016 - 09h54 - Por: Redação Tecnopuc

Incubadora Raiar recebe empresários Coreanos

Incubação Cruzada faz parte de iniciativa da Samsung, Anprotec e Centro de Economia Criativa e Inovação da Coréia do Sul

2016_08_04-empresarios_coreanos_na_raiardivulgacao907x550Até esta sexta-feira, 5, dois empresários coreanos estarão no Tecnopuc participando da Incubação Cruzada, ação que faz parte do Programa de Promoção da Economia Criativa, iniciativa da Samsung, da Anprotec e do Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu (CCEI), da Coréia do Sul. Dae Gong Lee e Sang Jun Park, das startups JhonGyu e 2gather, respectivamente, chegaram nesta segunda-feira, dia 1, e se instalaram na Incubadora Raiar da PUCRS. Além de conhecerem o ambiente do Parque, estão se aproximando de empresários, participando de encontros de negócio e prospectando oportunidades no Brasil. Tanto para os empresários estrangeiros como para os brasileiros, este é um momento de conhecer formas de internacionalização nos diferentes países, vislumbrar possibilidades de negócio, mesmo permanecendo em seus locais de origem, além de passarem por uma imersão cultural.

O Programa de Promoção da Economia Criativa foi lançado em 2015 a partir de uma cooperação entre o Brasil e Coréia do Sul com o objetivo de estimular e apoiar o desenvolvimento e a aceleração de empreendimentos de base tecnológica que atuem em áreas de interesse da Samsung. No âmbito do Programa, duas empresas de cada País escolheram localidades a serem visitadas com foco em internacionalização e Porto Alegre foi o local eleito pelos Sul Coreanos.

Duas empresas brasileiras passarão pelo mesmo processo visitando a Coréia do Sul durante um mês. Além de visitarem o ambiente escolhido, recebem aporte financeiro, mentorias qualificadas de profissionais do mercado nacional e internacional e a possibilidade de inserção no ciclo produtivo de grandes empresas globais. Em 2015, uma comitiva do Tecnopuc esteve na Coréia do Sul e visitou a sede da Samsung, o que potencializou as relações que se consolidam com a vinda dos dois empresários.

Esta ação está alinhada ao Programa de Internacionalização do Tecnopuc. O Parque possui acordos bilaterais com diversos ambientes de inovação pelo mundo, envolvendo países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Rússia e China, entre outros. Além disso, faz parte de redes internacionais, que dão acesso a mais de 150 ambientes de inovação ao redor do mundo. Essa aproximação não beneficia apenas as empresas interessadas em se estabelecer em outro país, mas também as que desejam conexões internacionais, mesmo permanecendo por aqui.