27/06/2016 - 09h52 - Por: Redação Tecnopuc

Smartlife aposta no mercado Italiano

Conexão do Tecnopuc com Trento oportunizou ida de startup da Raiar para a Europa

smartlifeA SmartLife, empresa com sede na Raiar da PUCRS, venceu a chamada para participar do projeto Street Smart Retail, promovido pela European Institute of Technology (EIT Digital), com sede italiana em Trento, em parceria com a Bruno Kessler Foundation (FBK). A startup é a primeira brasileira a participar do programa, que visa ampliar a colaboração Brasil/Europa em pesquisa, desenvolvimento e inovação digital para o setor varejista.

De acordo com Sandro Battisti, Inovation Manager na EIT Digital e responsável pelo projeto, a participação da SmartLife é o primeiro passo para abertura de novos canais de desenvolvimento tecnológico e de business entre o Brasil e a Europa no setor varejista. “Queremos propor o uso de tecnologias disruptivas para potenciais clientes do Mercosul, como varejistas ligados ao futebol, a partir da expertise da SmartLife nesse setor. Após, a ideia é expandir a solução comercial para toda a Europa”, projeta.

Gustavo Back, CEO da empresa gaúcha, explica que a principal função da plataforma SmartLife é agregar vantagens e conveniências ao processo de transação digital, por meio de um aplicativo mobile com soluções de pagamento. A plataforma criada para solução de bares, boates e restaurantes permitiu que a SmartLife desenvolvesse o aplicativo para o Sport Club Internacional com diversas funcionalidades inovadoras nesse novo segmento. “Esse conhecimento será compartilhado com o mercado europeu para também gerar novos negócios estratégicos”, acrescenta Back.

Battisti completa dizendo que, a partir dessa experiência, “a SmartLife poderá participar de outras iniciativas de relevo no setor varejista na Europa”. A FBK é uma organização de pesquisa sem fins lucrativos que, por meio do seu Centro de Tecnologia da Informação desenvolve novas soluções capazes de gerenciar conteúdo de mídia. Sua relação com o Tecnopuc vem desde 2013, quando foi firmado acordo de internacionalização entre as duas instituições, facilitando a entrada de empresas brasileiras no mercado italiano, assim como organizações italianas em solo verde-amarelo.

O Tecnopuc possui acordos bilaterais com diversos ambientes de inovação pelo mundo, envolvendo países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Rússia e China, entre outros. Além disso, faz parte de redes internacionais, que dão acesso a mais de 150 ambientes de inovação ao redor do mundo. Essa aproximação não beneficia apenas as empresas interessadas em se estabelecer em outro país, mas também as que desejam conexões internacionais, mesmo permanecendo por aqui.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias