15/06/2016 - 09h51 - Por: Redação Tecnopuc

Vencedores do Act in Space Brasil participam de final na França

Grupo de alunos da PUCRS desenvolveu mini aerogeradores eólicos

untitledEntre os dias 28 e 30 de junho, Anderson Sant’Anna, Renan Alves, Rodrigo Wuerdig e Wagner Yamada, alunos da Escola de Engenharia e da Faculdade de Informática (Facin) da PUCRS e vencedores do Act In Space Brasil, participam do Toulouse Space Show, na França. O evento é a final internacional do Hackathon Act in Space, que ocorreu em maio no Tecnopuc, sendo Porto Alegre a única cidade brasileira a sediar o evento.

O grupo de alunos da PUCRS conquistou a vitória na etapa brasileira com um projeto de mini geradores de energia eólica, que utiliza o vento para gerar energia elétrica para uso residencial. O projeto vencedor da final mundial em Toulouse ganhará um passeio no ZeroG, avião de Microgravidade do Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES). Os alunos também ganharam um período de pré-incubação no espaço MicroG Empreendedor, localizado na empresa Toth Tecnologia, sediada no Tecnopuc. O grupo ainda participará do Startup Garagem, programa de modelagem de negócios da Incubadora Raiar da PUCRS.

Gustavo Dalmarco, professor da PUCRS e que irá acompanhar os estudantes no evento, afirma que eles têm potencial de conquistarem o grande prêmio. “A equipe está sendo preparada tanto na área técnica, com apoio do Laboratório de Eficiência Energética e do Centro de Microgravidade, quanto na área de negócios, através do Núcleo Empreendedor, todas unidades da PUCRS”, conta Dalmarco, que fará parte do júri que avaliará os projetos na final. Ele salienta que a área de formação dos alunos, nos cursos de Informática e Engenharia, é propícia para aplicações multidisciplinares, favorecendo a participação neste tipo de evento.

A parceria da PUCRS com o Act in Space, segundo Dalmarco, torna a Universidade um agente de estímulo ao empreendedorismo aeroespacial. “Esta ação, que destaca-se por sua multidisciplinaridade, pode ser replicada para outros setores e áreas do conhecimento, estruturando uma política institucional de apoio ao empreendedorismo e à inovação”, acredita.

Sobre o Act in Space

O Act in Space é organizado pelo Aerospace Valley de Toulouse, contando com apoio da Agência Espacial Européia (ESA) e do Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES), entre outros. O evento propôs desafios para empresários, estudantes e desenvolvedores, que apresentaram soluções para o dia a dia a partir de tecnologias ou dados espaciais já existentes. O Act in Space aconteceu em 13 países, sendo o Tecnopuc o único lugar do Brasil a sediar o evento. A edição brasileira contou com patrocínio da Telebras Comunicação, da Ael Sistemas e da Bigdata Informática.