01/07/2015 - 10h44 - Por: Redação Tecnopuc

Tecnopuc e Raiar na conferência Iasp de 2015

IMG_12501O Tecnopuc e a Raiar – Incubadora de Empresas da PUCRS tiveram dois artigos selecionados pela Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (Iasp) para apresentação durante a 32ª conferência da Iasp, em Beijing, na China, de 22 a 25 de setembro de 2015. Nos artigos, são abordadas a experiência do Startup Garagem – Programa de Modelagem de Negócios da Raiar e do Programa de Internacionalização do Tecnopuc.

Ambos são projetos de grande impacto para o ecossistema do Tecnopuc. “A ampliação da participação do Tecnopuc em redes de cooperação internacional intensifica sua presença no cenário global”, aponta Simone Torrescasana, gestoras de negociação do Tecnopuc e uma das autoras do artigo selecionado sobre internacionalização. Atualmente, duas empresas do Tecnopuc já ampliaram suas operações para outros países, a Pandorga na Inglaterra e a FKBiotec no Canadá. Do mesmo modo, o Tecnopuc fortalece seu relacionamento com empresários internacionais, além da participação em eventos mundiais.

No âmbito de ações focada no empreendedorismo, “ter um programa de modelagem de negócios como o Startup Garagem enriquece ainda mais o ecossistema de um Parque Científico e Tecnológico”, considera Leandro Pompermaier, assessor estratégico da Raiar, que participou da construção do artigo sobre a experiência do Startup Garagem. O ambiente propicia e potencializa a troca de experiências entre empreendedores.
Sobre o Programa de Internacionalização
Focado em contribuir para a formação de organizações com um olhar global, o Tecnopuc conta com um programa que abrange atividades tais como cooperação internacional, intercambio de empreendedores e ainda eventos internacionais. Nesse contexto é que se destaca o programa de softlanding, facilitando o acesso de empresas parceiras a países de interesse. Da mesma forma, empresas estrangeiras têm apoio para ingressar no mercado brasileiro, contando com consultoria comercial, jurídica e operacional, como o aluguel de salas, contatos com instituições de interesse, entre outros aspectos que facilitem a entrada no País. Atualmente o Tecnopuc possui parcerias de internacionalização com mais de 150 ambientes de inovação espalhados pelo mundo.
Sobre o Startup Garagem
O Programa da Incubadora Raiar da PUCRS é um espaço de acolhimento de ideias e projetos de base tecnológica e inovação. Trata-se de um ambiente que propicia o amadurecimento e o detalhamento de projetos, incentivando a concretização de um negócio. No Startup Garagem são acolhidos empreendedores que ainda não iniciaram suas empresas e buscam apoio para desenvolver um modelo de negócios. É uma oportunidade gratuita, com duração de três meses e orientação de convidados especiais da Raiar para tratar de temas como o perfil empreendedor, a proteção tecnológica e a modelagem de negócios.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas