01/09/2018 - 23h02

Vem aí o XIV Congresso Forcine

forcine

A 14º edição do Congresso Forcine acontece entre os dias 11 e 15 de setembro na PUCRS, em Porto Alegre. A temática principal do encontro será As Escolas de Cinema e Audiovisual e suas conexões. O Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual recebe professores, técnicos e estudantes de todo território nacional para atividades na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e no Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este link.

A cerimônia oficial de abertura do 14º Forcine ocorre no dia 12 de agosto, às 18h, no auditório do prédio 7 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). O painel inicial abordará o tema Propriedade Intelectual na Indústria Audiovisual. A programação conta ainda com mesas e grupos de trabalho acompanhados por mediadores, onde serão debatidas experiências e oportunidades de articulação entre as escolas de cinema, que são vistas como agentes atuantes nas diferentes dimensões do espaço audiovisual. O roteiro de atividades completo está disponível no site.

Estudos em Animação

O Seanima – Seminário Brasileiro de Estudos em Animação acontecerá junto com o Forcine, como um pré-congresso. Nos dias 11 e 12, os inscritos poderão acompanhar discussões sobre a identificação da animação com o cinema e o audiovisual e suas correlações com games, motion design e efeitos visuais.

Parceria PUCRS e Forcine

A Universidade foi escolhida para promover a edição 2018 do Congresso para que as escolas de todo o Brasil pudessem conhecer de perto as estruturas do Tecna, que estão próximas de serem concluídas. O Fórum possui ligação com mais uma iniciativa da PUCRS, o Teccine – Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual, que participou da fundação do Congresso, em 2000.