30/10/2017 - 14h11

Produção universitária da FAMECOS é filmada no TECNA e no TECNOPUC Viamão

Brutos-11O curta metragem “Brutus” foi filmado pelos alunos do quarto semestre da graduação em Produção Audiovisual da PUCRS (Teccine), em Viamão.  As duas diárias de gravação aconteceram entre os meses de setembro e outubro e os alunos contaram com a orientação de professores e supervisores técnicos.

O filme conta a história de uma irmã  que cria seus dois irmãos mais novos isolados do mundo. Ela faz eles acreditarem que existem criaturas do lado de fora. A convivência entre eles é boa até que o mais novo começa a questionar a sua realidade.

Francisco Caselani  é o diretor e um dos roteiristas da trama. Ele também é bolsista de iniciação científica do Tecna e, por isso, conhece bens as áreas do Tecnopuc Viamão, sede do Centro Tecnológico. “Eu sempre gostei muito de filmes distópicos, então quando caminhei pelas partes ainda sem reformas do Tecnopuc Viamão eu fiquei com as áreas, a locação registrada na minha cabeça. Minha outra paixão é a filosofia. Portanto, quando eu desenvolvi a primeira ideia baseada no Mito da Caverna de Platão, juntei os dois e escrevi o Brutos”, conta Caselani.

Sobre a experiência de gravar no Tecna, o diretor comenta que a experiência foi muito positiva. “Contar com as áreas de apoio do Estúdio A do Tecna nos ajudou muito com toda a logística. Além disso, o curta tinha demandas peculiares como mexer com fogo e a falta de luz elétrica na história. Isso gerou uma demanda extra para a equipe administrativa do espaço, mas fomos muito bem recebidos e atendidos”, explica.

“Brutus” será concluído ainda em 2017 e percorrerá circuito de festivais em 2018.

Ficha técnica:

• Roteiro: Francisco Caselani e Rodrigo Scheid
  • Direção:Francisco Caselani
  • Assistência de Direção: Andressa Quines
  • 2ª Assistência de Direção: Brenda Behncke
  • Direção de Produção: Rodrigo Scheid
  • Assistência de Produção: Fernanda Bischoff e Murillo Barcelos
  • Direção de Fotografia: Lucas Heitor B. S.
  • Assistência de Fotografia: Pedro S. Guedes
  • Eletricista: Betinho Ramos
  • Direção de Arte: Carina Macedo e Fernanda Martinelli
  • Desenho de Som e Som Direto: Maurício Rossini
  • Microfonista: Guilherme Santos
  • Edição de som e Mixagem: Maurício Rossini
  • Montagem: Murillo Barcelos
  • Assistência de Montagem: Guilherme Santos
  • Finalização de Imagem e Colorização: Murillo Barcelos e Lucas Heitor B. S.
  • Foto Still: Nicole Quines
  • Arte Gráfica: Vini Ribeiro
  • Elenco: Amanda Gatti, Cláudio Cavinato, Vicente Costa Barcellos.