23/05/2019 - 09h14

LaPav inaugura série de encontros para debater Cinema, Ciência e Tecnologia

61008907_1030295060500646_2034669945354190848_oO Laboratório de Pesquisas Audiovisuais – LaPav, do PPGCOM da Escola de Comunicação, Artes e Design, Famecos, sediado no TECNA promove o lançamento da série Encontros: Cinema, Ciência e Tecnologia, com palestras e debates sobre temas relacionados ao cinema em suas intersecções com diferentes áreas do conhecimento, reunindo pesquisadores, profissionais, estudantes e público interessado. O primeiro encontro é dedicado ao tema Visões do Futuro em 2001, uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968). O evento acontece dia 29 de maio, às 15h, no Estúdio A do Centro Tecnológico Audiovisual do RS – Tecna (Avenida Salgado Filho, 7000 – Viamão), com inscrições gratuitas em bit.ly/2001CCT. Haverá transporte com saída do Campus Central.

Para este primeiro encontro foram convidados o professor e cineasta Carlos Gerbase, do PPGCOM da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos, e a Professora Soraia Raupp Musse da Escola Politécnica, PPG Ciências da Computação. Partindo do reconhecimento do filme de Stanley Kubrick como um marco na inovação do cinema de ficção científica, Carlos Gerbase apresentará considerações sobre aspectos das transformações narrativas, como o uso da elipse, consagrada na sequência de passagem da pré-história para o futuro das viagens espaciais. A Professora Soraia Raupp Musse, vai tratar da informática aplicada nos diversos ambientes tecnológicos do filme, a partir do supercomputador HAL 9000 que é o vilão da história. A mediação será do professor João Guilherme Barone, do PPGCOM – Famecos, Coordenador do LaPav.

Desde o seu lançamento mundial, em abril de 1968, a crítica considerou 2001, uma Odisseia no Espaço um marco no gênero sci-fi, abrindo um novo caminho para a renovação profunda deste tipo de cinema, ocorrida nas décadas seguintes. A parceria entre Kubrick e Arthur C. Clarke, gerou um padrão caracterizado pelo perfeccionismo da realização cinematográfica e um rigor científico capaz de levar os ambientes tecnológicos do cinema a níveis de realidade nunca antes imaginados.

Passados 51 anos, o clássico 2001, continua a ser um filme impactante e inovador, pela poética das imagens e sons, pelo design das naves, trajes e ambientes tecnológicos espaciais. Muitos desses aspectos – incluindo os sistemas de comunicação e os computadores – foram antevisões do futuro da tecnologia que hoje está presente na vida cotidiana de todos.