Workshop: Direção de arte

13/12/2019 - 17h19

workshop-direcao-arte

O curso discute a linguagem da Direção de Arte, ressaltando o desenho do espaço e sua visualida-de como aspectos fundamentais à construção da obra fílmica, além da cênica e expositiva. Apre-senta o conceito de produção de sentido a partir da experiência, levando a direção de arte para além da representação. Com foco na produção cinematográfica, discute o processo de concepção cenográfica e sua colaboração na arquitetura da cena e do filme. Discute a estrutura geral da cri-ação ressaltando seu aspecto coletivo e colaborativo. Contextualiza a direção de arte tal qual se apresenta na atualidade no espaço audiovisual.

Público-alvo:

Este curso foi planejado para profissionais dedicados à direção de arte e demais funções deste núcleo. Estudantes universitários que enfatizem a sua formação na direção de arte também serão considerados.

Ministrante:

vera-hamburgerVera Hamburger
Atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, ci-nema e exposições, além de dedicar-se á pesquisa ensino sobre o mesmo tema. Atuou como diretora de arte e cenógrafa em filmes de importantes diretores brasileiros como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski. Vera Hamburger é formada em arquitetura e urba-nismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1989. É titulada Mestre pelo Departamento de Artes Ciências da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em 2014, cuja dissertação “O desenho do espaço Cênico: da experiência vivencial à forma”, encontra-se em vias de publicação pela Edições SESC. É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, cujo trabalho rendeu o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império.

Serão oferecidas 20 vagas gratuitas.
Os interessados participam de processo seletivo, realizando uma inscrição até dia 21 de dezembro de 2019, no link http://bit.ly/workshopdarte. Para a seleção, será considerada a relevância da trajetória profissional e as motivações pelo workshop, para atender ao objetivo da iniciativa que é contribuir com a profissionalização do setor audiovisual do Rio Grande do Sul e ativar a geração de novos negócios.
A lista dos selecionados será divulgada no dia 26 de dezembro de 2019, no site do Tecnopuc Tecna: www.pucrs.br/tecna

SELECIONADOS

Realização: Tecnopuc Tecna
Financiamento: Finep