Workshop: Cenografia

13/12/2019 - 16h05

workshop-cenografia-2

O curso discute o papel da cenografia na construção da cena e na concepção da Direção de Arte de um filme, levando-se em consideração o contexto brasileiro na atualidade. Os tópicos aborda-dos garantem uma visão aprofundada da área: metodologias de trabalho, análise de roteiro e cenografia; construção da equipe; a diferença do trabalho em estúdio e locação; como trabalhar o conceito; gêneros; do universo macro ao detalhe; arquitetura e contexto; luz e energia elétrica, uma questão também do cenógrafo; desenho do espaço, coreografia e gesto; propriedades da matéria; elementos primordiais; artes gráficas; o espaço audiovisual. Estudos de caso serão prio-rizados como dinâmica das aulas.

Público-alvo:

Este curso foi planejado para profissionais dedicados à direção de arte e demais funções deste núcleo. Estudantes universitários que enfatizem a sua formação na direção de arte também serão considerados.

Ministrante:

vera-hamburgerVera Hamburger
Atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, ci-nema e exposições, além de dedicar-se á pesquisa ensino sobre o mesmo tema. Atuou como diretora de arte e cenógrafa em filmes de importantes diretores brasileiros como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski. Vera Hamburger é formada em arquitetura e urba-nismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1989. É titulada Mestre pelo Departamento de Artes Ciências da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em 2014, cuja dissertação “O desenho do espaço Cênico: da experiência vivencial à forma”, encontra-se em vias de publicação pela Edições SESC. É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, cujo trabalho rendeu o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império.

SELECIONADOS

Realização: Tecnopuc Tecna
Financiamento: Finep
Apoio: Aptc, Siav, Fundacine, Iecine, RS Criativo, Governo do Estado do RS.

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados