05/09/2018 - 11h32

Rede Solidariedade será lançada oficialmente em novembro

Andamento do projeto foi apresentado ao grupo interdisciplinar que contribuiu com sua construção

Foto: Nathana Fouchy

Conexão, esperança, ação, mudança, empatia, ajuda. Essas são algumas das palavras que dão significado à Rede Solidariedade, que será lançada oficialmente em novembro para a comunidade acadêmica, mas que já extrapola os muros da Universidade com projetos de impacto na sociedade. No fim de agosto, o progresso no seu desenvolvimento foi apresentado ao grupo de trabalho interdisciplinar que colaborou com sua criação. Professores, coordenadores, técnicos administrativos e alunos de diversas Escolas conheceram os avanços e perspectivas do projeto.

Em setembro de 2017, o Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS deu início à construção da Rede para fortalecer a cultura da solidariedade e a interação na e da Universidade com a sociedade. A Rede atuará por meio de cinco eixos: Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Saúde e Relacionamento Comunitário.

“Todos os envolvidos trabalham com o objetivo único de construir a Rede e fortalecer a cultura de solidariedade na Universidade, transformando nossos currículos. Unimos a dimensão acadêmica e técnica, sempre com excelência no ensino, pesquisa e extensão, a um aspecto cada vez mais humano. Temos o compromisso de fazer a diferença na sociedade”, destaca o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ir. Marcelo Bonhemberger.

A Rede Solidariedade tem seus projetos conduzidos pela Agente de Pastoral Silvia Zuffo, auxiliada pela técnica-administrativa Alice Passos. Os eixos Direitos Humanos e Relacionamento Comunitário são coordenados pelo professor Francisco Arseli Kern, da Escola de Humanidades. O professor Odilon Francisco Pavón Duarte coordena o eixo Meio Ambiente. Os eixos Saúde e Educação aguardam designação de professor para coordenar os projetos. O lançamento oficial da Rede Solidariedade está previsto para novembro, quando a comunidade universitária será convidada a engajar-se nas ações.