12/02/2021 - 14h59

Quaresma: um compromisso de amor para assumir

A Quaresma também dá início à Campanha da Fraternidade, realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Quaresma: um compromisso de amor para assumirNo dia 17 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, se inicia a Quaresma. Esse é um período que inspira as pessoas a tomarem atitudes que aproximem seus projetos de vida do projeto de amor de Deus. Unindo fra​ternidade e cuidado, desperta para a compaixão, reflexão e para o perdão.

É o momento de rever ações cotidianas no desejo de torná-las mais geradoras de vida, assim como fez Jesus durante quarenta dias de oração e silêncio fecundo. Tempo de recordar que, como irmãos e irmãs, é preciso experenciar o cuidado e o bem comum. Essa convicção de fraternidade é um passo importante para que se possa superar a violência que destrói a vida e fere a vocação humana ao amor.​

​Um compromisso de amor para assumir ​

A Quaresma também dá início à Campanha da Fraternidade. Realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2021, ela será Ecumênica e terá como tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor, e como lema o trecho da carta de Paulo aos Efésios: Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade (Ef 2, 14ª).​ ​

A temática da Campanha da Fraternidade desse ano, inclusive, pautou a construção do Cadernos Pastorais 9 – Diálogo: a busca por sentidos e significados. A publicação visa subsidiar a atuação educativo-pastoral na Rede Marista e tem como objetivo fomentar que o diálogo seja o caminho para vivenciarmos a missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, como propunha São Marcelino Champagnat. O caderno foi produzido pela Coordenação de Pastoral e pode ser acessado aqui.

Salve na agenda: Como viver a Quaresma na Universidade

O Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS trará, durante o período da Quaresma, algumas iniciativas digitais para auxiliar nesse processo. Entre elas uma série de vídeos com o professor e Capelão Pe. Gustavo Haas, podcasts com meditação quaresmal, textos para reflexão e também uma Live.

A Live acontecerá no dia 12 de Março, com o tema: Como viver a Quaresma na Universidade e contará com convidados especiais!

Acompanhe essas e outras iniciativas nas redes sociais da Pastoral (Facebook e Instagram).