28/08/2018 - 16h29

Nova gestão no Centro Vila Fátima

Projeto completa 38 anos e passa a ser coordenado pelo HSL

Foto: Evelyn Centeno

O Centro de Extensão Universitária Vila Fátima completa 38 anos e concentra esforços para se tornar Centro de Estratégia de Saúde da Família Vila Fátima. Antes parte da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), passa a ser coordenado pelo Hospital São Lucas (HSL). Com a mudança, o médico e professor José Francisco Bergamaschi deixa o comando do centro, no qual esteve desde seu lançamento, em 1980. Agora, a liderança do projeto fica a cargo do coordenador médico, Dr. Eder de Mattos Berg, e da enfermeira supervisora, Celita Fraporti.

Para marcar essa transição e homenagear o trabalho desenvolvido por Bergamaschi à frente da iniciativa, será celebrada uma missa na Igreja Cristo Mestre, em 30 de agosto, às 18h30min. Ainda, em 3 de setembro haverá uma cerimônia especial no centro (Rua 14, nº 227 P. 90 – Vila Nossa Senhora de Fátima/Mato Sampaio), às 14h30min. O evento terá a presença de representantes do HSL, da PUCRS e da comunidade.

A reestruturação estabelece processos assistenciais alinhados aos preconizados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Serão desenvolvidas ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e recuperação da saúde, mantendo o reconhecido vínculo com a população local, aliado à excelência acadêmica e ao trabalho com enfoque multidisciplinar e interprofissional.

Como principais objetivos da mudança, estão a manutenção e ampliação das ações extensionistas e de ensino nas áreas de saúde, educação e direito, além de novas atividades que contemplem as demais Escolas da PUCRS. Também prevê o aumento na oferta de estágios para alunos de graduação e pós-graduação; a captação e recursos por meio de editais para qualificação da atuação na comunidade; e a contribuição para a formação humanística.

A iniciativa leva aos moradores da região serviços de qualidade nas áreas de educação, direito, saúde e assistência e desenvolvimento social, ao mesmo tempo em que oferece aos universitários estágios eminentemente práticos. Atualmente, participam do projeto, através de atividades curriculares, alunos de Direito, Educação, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia e Serviço Social, além dos estudantes de Pós-Graduação do HSL.