28/04/2021 - 16h21

Mestrado e doutorado: inscrições abertas para cursos em diferentes áreas

Treze programas de pós-graduação iniciaram o processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2021

Inscrições para os cursos de mestrado e doutorado seguem até o dia 18 de junhoInteressados em iniciar uma pós-graduação stricto sensu na PUCRS ainda em 2021 têm até o dia 18 de junho para se inscrever. A Universidade está com processo seletivo para 12 cursos de mestrado e 13 de doutorado em diferentes áreas, como Saúde, Administração, Economia e Psicologia. 

Com a melhor pós-graduação do Brasil, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), recentemente a PUCRS foi avaliada com o melhor conceito médio dos mestrados do País pelo Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC). Os programas, reconhecidos nacional e internacionalmentecontam com professores de excelência e uma estrutura completa que valoriza e incentiva a pesquisa e o conhecimento científico. 

Conheça os cursos de mestrado e doutorado com inscrições abertas 

 

Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios: focado em temas de pesquisa atuais, com relevância para o mercado e para a sociedade – como sustentabilidade, negócios de impacto social e cidades inteligentes-, mantém parcerias com diversas universidades internacionais e cooperação com diferentes níveis de governoOs professores do PPGAd participam da bancada fixa do Conversa de Fundamento, podcast da Escola de Negócios disponível em plataformas de streaming que aborda temas da atualidade e resultados de pesquisas. 

Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular: os docentes do programa possuem parcerias internacionais consolidadas, e em sua maioria, integram projetos de colaboração internacional no contexto do programa Capes-PrIntAlém disso, alunos têm realizado doutorados em cotutela e doutorados sanduíche em instituições parceiras americanas, europeias e asiáticasO PPGBCM oferece linhas de pesquisa diversificadas e conta com uma estrutura capaz de oferecer apoio às iniciativas de pesquisa e inovação. O programa também abriga a sede de dois Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia: o de Tuberculose e o Forense. 

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação: desenvolve projetos por meio de cooperações nacionais e internacionais com a academia e com a indústria. Nas cooperações internacionais, destacam-se os projetos fomentados pelo Programa Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt) da Capes com oportunidades de mobilidade em diversas universidades estrangeiras. Já as colaborações nacionais com a indústria resultam em bolsas integrais e taxas, permitindo a cobertura da quase a totalidade dos alunos. Oferece infraestrutura de ponta nos diversos laboratórios e estruturas de pesquisa associadas ao Programa. Prepara os estudantes para atuar tanto na academia (ensino/pesquisa) como no desenvolvimento de aplicações de alta complexidade e de conteúdo tecnológico relevantes para grandes organizações, apresentando alta inserção dos egressos no mercado de trabalho seja área acadêmica ou na indústria, tanto nacional quanto internacionalmente.

Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento: com sólida inserção no contexto nacional e internacional, o PPG se desenvolve nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Economia Regional, incluindo tópicos como crescimento econômico, equidade, aglomeração produtiva, agronegócio, meio ambiente, desenvolvimento local e desigualdades regionais. Entre seus destaques, está a atuação no cálculo do Índice de Desenvolvimento Estadual do RS (iRS), que avalia o desempenho das unidades da federação e do País em três dimensões: padrão de vida, educação e segurança e longevidade. 

Programa de Pós-Graduação em Filosofia: um dos mais experientes do Brasil, consolida-se em padrões internacionais de qualidade, através das áreas de concentração, linhas e projetos docentes e discentes de pesquisa em universidades estrangeiras e nacionais. Promove diversos eventos que debatem temas contemporâneos relevantes, como o V Colóquio Internacional de Bioética, que teve a pandemia como tema centrale o Congresso Internacional Walter Benjamin – barbárie e memória ética, maior congresso até hoje realizado no Brasil sobre a obra do pensador berlinense que derivou em muitas produções bibliográficas de alta qualidade. 

Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica: em constante desenvolvimento na busca de fortalecer relações produtivas com as mais diversas áreas do conhecimento,possui projetos contemplados pelo Programa Institucional de Internacionalização (Capes-PrInt), além de colaboração com diversas instituições internacionaisO PPG-Geronbio também integra a Rede de Programas Interdisciplinares em Envelhecimento (Reprinte), ao lado de outros 10 programas de universidades brasileiras. 

Programa de Pós-Graduação em História: possui alto nível de internacionalização por meio de projetos de pesquisa em rede, mobilidade docente e discente, publicações em livros e periódicos e eventos. O programa tem se caracterizado cada vez mais por um perfil próprio, em que se destacam a formação acadêmica internacional, uma pluralidade temática no ensino e na pesquisa, bem como uma destacada interdisciplinaridade em suas abordagens. Conta com um novo currículo e linhas de pesquisa renovadas de acordo com as mais recentes tendências da historiografia contemporânea. 

Programa de Pós-Graduação em Letras: com nota 7 na avaliação da Capes, soma 50 anos de atuação no Brasil, sendo o primeiro a oferecer Escrita Criativa como área de concentraçãoTem como objetivos formar profissionais para o ensino superior e elevar sua qualidade nos domínios da Linguística, da Teoria da Literatura e da Escrita Criativa em âmbito nacional e internacional; e pesquisadores que contribuam para o avanço dos estudos no campo da linguagem literária e não literária. Na área da Literatura, o PPG conta com parcerias com universidades europeias. 

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde: possui um número importante de pesquisas realizadas em parceria com outras instituições do País e internacionais, além de ter recebido alunos estrangeiros entre 2017 e 2020 e contar com a presença de pesquisadores de outros países em defesas que ocorreram no mesmo período em que visitaram o PPG. Conta com linhas de pesquisa que abrangem temas atuais e possui cooperação com iniciativa privada por meio de projetos específicos. 

Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança: conta com linhas de pesquisas produtivas em áreas básicas e aplicadas relacionadas à Saúde da Criança, com produção científica de alto fator de impacto. Nos últimos quatro anos, docentes desenvolveram vários projetos em colaboração com pesquisadores nacionais e internacionais, com o objetivo de desenvolver tecnologias para o avanço na saúde materno infantil e formação de recursos humanos. O programa também foi contemplado com o Capes-PrInt. 

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais: desenvolve projetos de pesquisa em cooperação com indústrias, especialmente do setor de petróleo e conta com parceria com mais de 30 universidades e institutos de pesquisa internacionais, além de ter sido contemplado com o Capes-PrInt. O programa oferece infraestrutura diferenciada que inclui laboratórios, ambientes de estudo, equipamentos de informática e apoio técnico especializado, o que tem permitido a produção de patentes, publicações de trabalhos em periódicos de relevância internacional na área de materiais e a criação de empresas por pós-graduandos. 

Programa de Pós-Graduação em Psicologia: referência nacional e internacional em suas áreas de concentração, mantém convênios e parcerias com outros programas internacionais de excelência em Psicologia e áreas afins. O programa conta com dois professores na coordenação de projetos de pesquisa contemplados pelo Capes-PrInt e, nos últimos quatro anos, registrou 19 inserções em conselhos ou comissões ao longo do quadriênio. No mesmo período, foi responsável por 19 consultorias e/ou assessorias. 

Programa de Pós-Graduação em Teologia: destaca-se por seu caráter de diálogo com outras áreas de conhecimento, nomeadamente a Filosofia, a Educação, as Ciências Sociais e as Ciências Naturais, com uma perspectiva latino-americana e brasileira. Desenvolve pesquisas na área bíblica de repercussão nacional e internacional em traduções e estudos dos textos. Por meio de parcerias com universidades da Europarealiza intercâmbio de docentes e estudantes em vista da qualificação das suas pesquisas.

 

Conheça os cursos e matricule-se

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias