16/11/2018 - 14h16

Jeito PUCRS de Acolher e Servir encerra primeira fase

Projeto para estabelecer o modelo de atendimento PUCRS incluiu workshops para 80 profissionais

Jeito PUCRS de Acolher e ServirTermina no dia 19 de novembro, às 14h, em evento no Laboratório de Criatividade do Tecnopuc – Crialab, parceiro dessa iniciativa, a primeira etapa do projeto Jeito PUCRS de Acolher e Servir. Destinado a transformar as nossas práticas de atendimento e, consequentemente, o modo como nos relacionamentos com os públicos-chave para a Universidade, nessa fase foram realizados quatro workshops durante o mês de outubro para criação coletiva de um modelo de atendimento que traduza nossos valores em diferenciais. Mais de 80 profissionais que desempenham funções de acolher os públicos nas mais variadas áreas da PUCRS participaram contribuindo para a construção das regras de ouro que nortearão nosso jeito de acolher e servir.  O encerramento será o momento de apresentar ao Reitor, Ir. Evilázio Teixeira, o trabalho desenvolvido e a proposta para o atendimento, inspirada nos valores maristas.

Cultura de unidade e equidade

Jeito PUCRS de Acolher e ServirWinnie da Silva Ferreira, secretária da Escola Politécnica, que integrou essa etapa, avalia o projeto como importante para “criar uma cultura de unidade e equidade entre as equipes e principalmente entre as escolas”. Outro ponto destacado por ela foi a oportunidade de conhecer os colegas com os quais falava diariamente por telefone e e-mail. “Dar rosto às vozes que ouvimos aumenta o nosso senso de empatia com o trabalho do outro”, afirma Winnie.

A secretária acredita que um modelo de atendimento “traz segurança e garantias nos processos executados tanto para quem aplica quanto para quem é alvo do modelo, de maneira que este último passa a compreender que em todos os lugares do Campus que ele passar, receberá o mesmo ‘jeito’ de atender e terá suas solicitações atendidas e/ou encaminhadas”.

Credibilidade e sintonia

Jeito PUCRS de Acolher e ServirHigor Rodrigues da Rosa, do Museu de Ciências e Tecnologia, que também fez parte da iniciativa, aposta que é possível aprimorar o atendimento, tornando-o excelente. “Em uma universidade, recebemos diversos públicos, que têm demandas completamente diferentes. Ter um plano atualizado, moderno e que se importe em atender a essas necessidades é primordial para uma instituição como a PUCRS”, aponta. Para Higor da Rosa, a criação de um modelo pode facilitar o acesso à informação, prevendo problemas futuros e equacionando-os de forma ágil. Avalia que isso colabora para um ambiente com credibilidade e sintonia.

Novas etapas

Jeito PUCRS de Acolher e ServirSerão iniciadas agora as etapas de aprovação do modelo. A partir de dezembro, está prevista a capacitação de todos os profissionais de atendimento nesse novo modelo,  e, para tanto, contaremos com o apoio de 24 multiplicadores selecionados nessa primeira etapa. A área de Gestão de Pessoas, que lidera o projeto, agradece a todo o time, que demonstrou muito engajamento e espírito de equipe para essa importante contribuição.